Natal sedia a partir desta segunda-feira(12) até o dia 15, no Hotel Sesc Barreira Roxa,  o 9º Encontro Nordestino de Arborização Urbana. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e Prefeitura Municipal do Natal, com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo como temática  “Arborização Urbana: elemento essencial de cidades saudáveis e resilientes”. 

A abertura oficial do evento ocorrerá nesta terça-feira (13), às 9h, no Hotel Sesc Barreira Roxa, na Via Costeira, zona Leste de Natal. As palestras ocorrerão nos turnos da manhã e tarde. Logo após a abertura, haverá a palestra “Inovação e sustentabilidade ambiental”, proferida pelo engenheiro  Marcelo Kozmhinsky, paisagista da MKz Paisagismo e Consultoria Ltda. Ainda pela manhã ocorre a palestra  “A Árvore e a Criança”, pelo paisagista Raul Cânovas (RJ).

O turno da tarde do primeiro dia ainda terá palestras e mesas redondas.  O tema das palestras é “A SBAU e seu papel no aprimoramento  da arborização urbana das cidades”, coordenado pelo paisagista Sérgio Alves. E o tema das mesas redondas será “Planos públicos de adaptação no enfrentamento das mudanças climáticas”, coordenado pelo biólogo Dr. Fernando Perrioto.

O evento busca fomentar o desenvolvimento regional da arborização, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e resiliência das cidades. A programação prevê palestras de especialistas nacionais e internacionais em gestão de cidades, apresentação de projetos científicos e minicursos para capacitação de planejadores e gestores nos diferentes ambientes urbanos.

Entre os palestrantes estão a secretária Executiva da Prefeitura do Natal, e coordenadora do Projeto “Planta Natal”, Danielle Mafra que vai falar sobre “Educação ambiental, manejo arbóreo e governança em favor da arborização urbana”; o secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb/Natal), Thiago Mesquita, que vai falar sobre a importância do  “Plano Diretor de Natal e as Árvores na Cidade Ecólogo”; a arquiteta e urbanista, Renata Larissa de Araújo, diretora do Departamento de Paisagismo Semsur/Natal, que vai abordar o tema “Resíduos de Arborização Urbana”; o biólogo, Gustavo Soares - técnico da Semurb/Natal que abordará as “Áreas Verdes Municipais”; e falará também sobre os “Métodos de Compensação Ambiental”.

Nesta segunda-feira (12), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, localizado na Rua, Av. Pref. Omar O'Grady – Pitimbú, tem visita técnica e minicursos que seguem até às 18hs. 

Confira quando serão as palestras dos representantes da Prefeitura de Natal:
Programação
13/06 - Local: Hotel Senac - Barreira Roxa (Via Costeira)
17h10 - 17h40 Projeto Planta Natal: Educação ambiental, manejo arbóreo e governança em favor da arborização urbana. - Secretária Executiva Danielle Mafra - Natal/RN

14/06
16h40- 17h00 Resíduos de Arborização Urbana - Arquiteta e Urbanista - Renata Larissa De Araújo - Diretora do Departamento de Paisagismo Semsur/Natal

15/06
08h40 - 09h00 Áreas Verdes Municipais - Natal/RN - Biólogo, Gustavo Soares - Técnico da Semurb/Natal
09h30 - 09h50 Plano Diretor de Natal e as Árvores na Cidade Ecólogo Thiago Mesquita - Plano Diretor de Natal e as Árvores na Cidade - Secretário da Semurb/Natal.

Para conferir toda a programação do evento acesse aqui.