Considerado um dos projetos mais importantes da gestão Álvaro Dias, o Planta Natal foi apresentado nesta terça-feira (13), no IX Encontro Nordestino de Arborização (Enau), realizado em Natal e que reúne pesquisadores, estudantes e gestores da área de todo o país.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização e Prefeitura do Natal, o Enau 2023 tem como tema “Arborização Urbana: elemento essencial de cidades saudáveis e resilientes”. Foi a partir deste mote que a secretária Executiva do município do Natal apresentou o projeto Planta Natal aos participantes do congresso.

“Essa palestra veio para celebrar uma conquista audaciosa da gestão. Já são mais de 16 mil mudas de árvores nativas plantadas em toda a cidade e a meta estabelecida é de 20 mil árvores. Para isso acontecer, o Planta Natal tem um sistema integrado e focado entre as secretarias, além da presença constante do prefeito Álvaro Dias”, afirmou Mafra.

Em sua apresentação, Danielle Mafra fez uma linha do tempo, mostrando a evolução do projeto e os desafios que uma gestão pode ter durante o trabalho de urbanização. Ela apontou que a educação ambiental, a sensibilização junto a moradores e comerciantes para a prática de adoção de árvores, além de ações nas escolas e comunicação massiva, ajudaram a população a entender o Planta Natal.

O trabalho executado para arborização na cidade do Natal foi reconhecido a nível nacional, com o prefeito Álvaro Dias, a secretária Executiva Danielle Mafra e a diretora de Paisagismo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Renata Larissa, recebendo títulos e homenagens pelo serviço prestado na área, pela Sociedade Brasileira de Arborização (Sbau).

Os detalhes do trabalho executado pelo município também foram apresentados. De acordo com Danielle Mafra, para garantir o pleno funcionamento do Planta Natal, a prefeitura reestruturou o horto municipal e criou uma equipe multidisciplinar envolvendo as secretarias de Comunicação, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Educação e Urbana.

“São mais de 60 profissionais. Temos professores, técnicos agrícolas, engenheiros florestais, jardineiros, estagiários. É uma gama de profissionais e várias secretarias unidas em prol de um só objetivo. Garantir a cobertura vegetal em nossa cidade. Através do novo viveiro isso ficará ainda mais fácil”, destacou.

Segundo Danielle Mafra, o projeto Planta Natal irá receber um novo viveiro. Ele foi criado após ser constatada a necessidade de um espaço exclusivo para receber as mudas do projeto. O local escolhido fica abaixo do Viaduto do Baldo, em Cidade Alta, uma vez que a área oferece condições para a rustificação das mudas – quando as plantas irão crescer de acordo com as condições reais da cidade.

A entrega do novo viveiro do Planta Natal está prevista para esta quinta-feira (15), pelo prefeito Álvaro Dias, durante o encerramento do Encontro Nordestino de Arborização.