A primeira etapa das obras de infraestrutura que contemplará a Rua João Pessoa, no Centro Histórico de Natal, começa na próxima segunda-feira (15), a partir das 08h. Com o objetivo de discutir o processo de intervenção urbana na Cidade Alta, a Prefeitura do Natal reuniu na tarde desta sexta-feira (12), na sede da Igreja Pentecostal as secretarias municipais envolvidas no projeto, integrantes do Viva Centro e empresários que possuem empreendimentos na área.

Durante a reunião, os comerciantes puderam esclarecer dúvidas relacionadas ao cronograma de obras, que será realizado em 03 etapas, infraestrutura, acesso às vias, calçadas e a segurança no local.

“O trecho entre a avenida Rio Branco e a rua Princesa Isabel, por exemplo, será exclusivo. Pelo projeto, a Rua João Pessoa não terá mais a diferenciação de altura de nível, entre calçada e via. Para diferenciar a passagem de veículo e de pedestre serão utilizadas texturas e cores no piso”, explicou a secretária adjunta da Semurb, Alessandra Marinho.

Interdição

Nesta segunda-feira (15), já a partir das 08h, entre a avenida Rio Branco e a rua Princesa Isabel, o trecho será interditado para o trânsito de veículos, sendo liberada apenas a circulação de pedestres. A obra pretende incrementar a área para valorizar o comércio e incentivar o turismo, além de tornar o espaço instagramável. A interdição da rua será acompanhada pelos agentes da STTU enquanto durar a obra, para orientar os motoristas sobre as vias alternativas de circulação. A obra de requalificação viária inicia pela escavação da via para colocação de dutos para fiação subterrânea e a previsão da STTU é de que a interdição dure 35 dias para a primeira etapa.

Em fevereiro, a proposta deste projeto, que pretende trazer de volta a convivência no bairro, já foi apresentada pelo prefeito Álvaro Dias aos comerciantes da Cidade Alta, no Palácio Felipe Camarão. Na ocasião, ele reafirmou seu compromisso em revitalizar a Cidade Alta e a Ribeira, ouviu as sugestões dos comerciantes e empresários.

Para Rodrigo Vasconcelos, presidente do Viva Centro, esta é uma obra de extrema valorização e que deve contar com a colaboração de todos os envolvidos não só do poder publico, mas também dos empresários, comerciantes e comunidade em geral. “Precisamos nos unir e fazer a nossa parte dando total apoio a essas mudanças tão bem projetadas pelo, prefeito Álvaro Dias. É importante que seja registrado que nenhuma outra gestão que passou durante tantos anos na prefeitura de Natal teve todo esse investimento na Cidade Alta. Todo gestor público deveria seguir esse método de valorizar e não esquecer seus centros histórico”, ressaltou.

Além da secretária adjunta da Semurb, Alessandra Marinho, e do presidente do Viva Centro, Rodrigo Vasconcelos, estiveram presentes a reunião, o secretário adjunto da Semsur, Daniel Marinho, o secretário adjunto de Comunicação, Marcos Alexandre, o secretário adjunto de planejamento da Sempla, Eduardo Dantas, empresários e comerciantes em geral.