A Prefeitura do Natal recebeu na manhã desta terça-feira o 2º lugar no Prêmio Melhor Empresa para Estagiar 2022, promovido pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). O prêmio foi entregue nas mãos da secretária adjunta de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Naire Jane Capistrano, que representou na solenidade o prefeito Álvaro Dias. Foi premiado em 1º lugar a Focus Intervenção Comportamental e o Colégio CEI – Romualdo Galvão e Roberto Freire (3º lugar). A indicação diz respeito às melhores instituições (pública e privada) para realização do estágio acadêmico no território de Natal-RN. A seleção foi feita por meio de critérios técnicos dos profissionais e professores da faculdade, com o objetivo de analisar e reconhecer aquelas instituições e empresas com os melhores ambientes para a prática do estágio.

Atuando como presidente da comissão própria de avaliação da Uninassau e coordenador do curso de Educação Física, Pedro Moraes comentou sobre a importância de promover condições de estágio favoráveis para o desenvolvimento do estudante e sua formação. “Esse momento é muito importante. A premiação nada mais é do que uma forma de reconhecer o esforço, o trabalho bem feito e a preocupação de fazer com que aquele momento do estagiário esteja sendo usado de fato para eles colherem os frutos. É um momento de aprendizado, onde ele desperta para o mercado, é o estágio que ele recebe essa impressão. A ideia é premiar empresas que têm essa visão, que a educação é um processo de transformação” disse.

Representando a Prefeitura do Natal, a secretária adjunta Naire Jane Capistrano, falou acerca do reconhecimento para o município e também da importância da prática de estágio para os estudantes universitários. “É uma honra e uma alegria participar deste momento de premiação, representando a Prefeitura do Natal e o prefeito Álvaro Dias. Primeiro porque acredito no serviço público de qualidade e em profissionais que exercem suas funções públicas com zelo, ética, responsabilidade e compromisso. Segundo, porque o estágio é uma oportunidade singular de inserção no universo do trabalho, espaço no qual ele pode viver a experiência educativa de ação-reflexão-ação, oportunidade de vivenciar relações e condições específicas, valores, direitos e também deveres assegurados pela legislação. Oportunidade de participar de formação no campo do exercício profissional. Agradeço pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido e pelas contribuições significativas para o engrandecimento do nosso município e do Rio Grande do Norte” afirmou.

De acordo com a adjunta da SME-Natal, todas as secretarias municipais mantém o estágio como oportunidade para os estudantes universitários, no entanto, destacou que somente a Secretaria Municipal de Educação, tem hoje distribuídos pelas 146 unidades de ensino e também na sede, 2.175 estagiários em formação acadêmica com contrato em vigor por meio do Centro de Integração Empresa- Escola (CIEE) e com os direitos e deveres estabelecidos pela Lei nº 11.788.