Promovendo interação social e espírito competitivo saudável, a competição de karatê dos Jogos Escolares Municipais (JEMS) está acontecendo nesta terça-feira (13) na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, localizada no bairro de Neópolis. A disputa foi idealizada para abranger as práticas do Karatê, incluindo os alunos que já praticavam a arte marcial dentro da rede pública de ensino. Na ocasião, participaram 43 estudantes da Rede Municipal.

Atuando como professor de karatê e coordenador da modalidade nos JEMS, André Luiz Andrade, comentou sobre os benefícios da prática na vida dos estudantes. “A arte marcial trabalha constantemente com a inclusão social e a parte lúdica. Através do esporte, transformamos vidas. Nosso foco não é só a formação do atleta, é do cidadão. Os JEMS vêm para exercitar o trabalho em equipe e envolver os alunos nas atividades educacionais, contribuindo como um todo para sua motivação e desenvolvimento”, disse.

A gestora pedagógica da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, Raquel da Silva Soares, também comentou sobre os benefícios da promoção de um evento esportivo como os jogos municipais. “É um evento de suma importância, os estudantes estavam sem os jogos nos dois anos de pandemia. E hoje poder representar suas escolas é um passo importante que a secretaria dá na integração de todas as escolas. Ficamos imensamente felizes de estar sediando esse evento”, ressaltou.

Participando da competição, Ana Cecília Fagundes Rodrigues, tem 10 anos e é aluna matriculada no 5º ano do Ensino Fundamental da Escola M. Professor Carlos Bello Moreno. Ela comentou sobre o evento.  “Achei muito bom e importante participar da competição de karatê na minha escola”. Já a colega da mesma escola, Emily Cristina da Silva Rocha, de 10 anos, contou que praticava karatê antes da competição. “A primeira vez que pratiquei foi com seis anos. Eu gosto da possibilidade de aprender técnicas de defesa que a arte marcial me proporciona”, disse.