Durante 10 dias, mais de 1.500 estudantes representando 36 escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal vão competir pelas medalhas e troféus dos XXXV Jogos Escolares Municipais (JEMs). A cerimônia de abertura aconteceu na tarde da sexta-feira (15), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A competição esportiva é promovida pela Prefeitura do Natal e Secretaria Municipal de Educação e segue até o dia 26 de setembro.

Os atletas presentes e representantes das escolas de Ensino Fundamental desfilaram até o palco e acompanharam a entrada das bandeiras, a execução do Hino Nacional Brasileiro, o revezamento da tocha e o acendimento do fogo simbólico. Na ocasião, o estudante Victor Emanuel Solano Lopes, da Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, proferiu o juramento do atleta, representando um momento importante e significativo para o início da competição.

Já o acendimento do fogo simbólico foi realizado pelos atletas Andressa Caroline A. Araújo, da E. M. Professora Josefa Botelho, Fernanda Lara F. Dantas, da E. M. Professora Adelina Fernandes, e Heverton Davi P. Meireles, da E. M. Professora Maria Madalena. Todos estes estudantes foram atletas destaques na edição dos JEMs de 2022.

Ao declarar a abertura oficial dos jogos, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, representando a titular da Educação, professora Cristina Diniz, falou da satisfação em representar a Prefeitura do Natal e a Secretaria de Educação neste momento festivo e lembrou aos atletas da missão de cada um na competição. “É um momento de união e interação, entre estudantes, professores e as unidades escolares. Dez dias de competição, de alegria, onde vocês vão competir, participar, jogar, torcer, ganhar ou perder”, reforçou a adjunta.

O atleta Muryllo Sanderson Oliveira, de 15 anos, contou que vai participar das competições de vôlei de areia e atletismo e falou da expectativa para os jogos. "Eu adoro praticar esporte, pois ajuda na minha saúde. Sempre procuro me divertir durante as competições e me cuido fisicamente. Faz mais de cinco anos que participo dos JEMs e quero ajudar a minha escola levar o troféu de campeã geral", disse. Muryllo é estudante do 9º ano da Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, situada no bairro Potengi.

A abertura oficial dos JEMs 2023 também foi abrilhantada pela apresentação individual de Ginástica Rítmica (GR) com as atletas Eryane Beatriz dos S. Silva, campeão estadual de GR, conjunto e individual, categoria mirim e também campeã da Copa CIC em Recife, e Marcelle Cecília C. Silva, campeã estadual de GR 2023, mãos livres, e 2º lugar do torneio regional de GR realizado em Salvador. As atletas são estudantes da E. M. Professor Antônio Campos e Silva e são treinadas pela professora Karissa Miranda.

Outro momento que arrancou aplausos do público presente, entre estudantes, pais, professores, diretores, assessores da SME, chefes de setor, diretores de departamento, e convidados, foi à coreografia “Superação” com a música “Flashdance...What a Feeling” realizada pelos estudantes da Escola Municipal Vereador José Sotero, sob a coordenação da professora Mirella Braga.