Exercitando o raciocínio lógico e a paciência como fundamentos, acontece nesta quarta-feira (07), a modalidade de Xadrez dos Jogos Escolares Municipais (JEMS), realizada no Palácio dos Esportes. Nesta manhã, competiram as Escolas Municipais Professora Adelina Fernandes e Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil, masculino e feminino.

Atuando como presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Máximo Igor Macedo, comentou sobre a importância de promover a modalidade no campeonato da rede municipal e enfatizou as características envolvidas na prática. “A importância de toda competição na faixa escolar é a atividade motivadora, a competição em si motivá- los a se estimular mais e a evoluir na atividade que eles se dispõem a fazer. Além de ser uma forma de socialização muito relevante nas escolas. O Xadrez causa vários impactos no raciocínio lógico, concentração e na atenção. A modalidade possui uma base matemática, assim a lógica está presente em todos os movimentos e eles acabam por desenvolver suas capacidades intelectuais ao mesmo tempo em que se divertem”, disse.

Acompanhando a filha matriculada no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Adelina Fernandes, Maria Eduarda do Carmo Coelho, Euzeli Carvalho do Carmo, relatou que é um sonho ver a filha jogando Xadrez. Ela sempre teve muita vontade de participar de uma competição. O Xadrez é muito bom para o desenvolvimento e a mente dela”, contou. Maria Eduarda disse que está animada para os JEMS. “Além de participar de uma grande competição, vou atrair muita responsabilidade e vou ficar bem informada de como são esses campeonatos. É o meu primeiro. A primeira vez que joguei Xadrez foi há três meses e achei uma modalidade muito boa, pois ela ensina sobre calma, sobre pensamentos e isso contribui para melhorar nossa inteligência”, refletiu a atleta.

Orientando os alunos da Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, Rodrigo Luiz Brito Torres, comentou sobre a preparação e as expectativas dos estudantes para a competição de Xadrez.  “É um momento de integração, eles praticam uma competitividade que é saudável, tem a questão de representar a escola que é muito forte neles. Nossos estudantes fizeram questão de usar a camisa do Madalena e representar a escola”. Competindo pela Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, João Gustavo Alves da Silva, tem 15 anos e está matriculado no 9º ano. Ele pratica Xadrez desde os 11 anos e comentou sobre o esporte. “A paciência e o raciocínio lógico são fundamentais no Xadrez, na hora da partida tem que ter esses elementos. E é muito legal participar disso aqui nesse estádio que é bem grande”, contou.

Coordenando os jogos do município, Ana Arleide Oliveira explicou que o processo de capacitação dos professores da Rede Municipal de Ensino para a prática de Xadrez aconteceu em 2010, com uma formação de 80 horas, sendo 40 horas práticas e 40 horas de estudo teórico. “Já fazem 12 anos desde que esse curso foi promovido e graças a essa realização, o Xadrez foi ampliado no município. Antes dele, apenas oito escolas possuíam projetos com a prática e após essa formação, a modalidade cresceu”, ressaltou.

Participando do momento como árbitro, Márcio Jordão Ferreira Barbosa iniciou no Xadrez aos 10 anos quando era aluno na Escola Municipal São Francisco de Assis. Nesse período, participou de um Campeonato Brasileiro de Xadrez - FENAC. No 4º ano, Márcio Barbosa foi estudar na Escola Municipal Ferreira Itajubá. O ex-estudante da rede municipal vai participar esta semana no Rio de Janeiro do Duchamp, importante competição de nível nacional.