O Handebol chegou ao Brasil na década de 1930, juntamente com imigrantes europeus, principalmente os de origem alemã. Foi oficialmente consagrado como esporte de salão com sete jogadores de cada lado, em 1954. O esporte se tornou popular ao longo dos anos e integra as modalidades dos XXXIV Jogos Escolares Municipais (JEMS).

Durante esta terça-feira (06), a disputa aconteceu na quadra de esportes da Escola Municipal Professora Adelina Fernandes. A equipe anfitriã entrou em quadra contra os estudantes da Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, nas categorias Mirim e Juvenil. Ao todo foram sete partidas.

A professora de Educação Física da Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, Lourdes Vanderleia da Silva, falou sobre a importância dessa competição para os alunos e sobre as experiências deles em decorrência dos jogos. “O JEMS é um evento que é esperado pelos estudantes o ano inteiro, com uma importância tremenda, mantendo eles motivados e até melhorando nos estudos.  Os estudantes acabam se tornando parceiros, é uma injeção de ânimo nas crianças. Até mesmo o trajeto para os jogos é uma experiência diferente para eles, conhecendo outros lugares, atravessando a ponte muitas vezes e podendo conhecer uma outra realidade da cidade”.

“A base do desporto para chegar até o adulto, nos times profissionais, são os pequenos. Trabalhamos para aumentar essa prática dentro das escolas municipais. Fomentando também que eles tenham disciplina, para quando saírem das escolas para o mercado, sejam muito mais disciplinados, aprendendo a respeitar o próximo, sabendo ganhar e perder”, destacou o professor Creminaldo da Costa, que integra a equipe do Setor de Cultura, Eventos e Desportos da Secretaria Municipal de Educação.

A gestora pedagógica da Escola Municipal Professora Adelina Fernandes, Maria de Fátima Carvalho da Silva, relatou que o evento é motivo de muita satisfação. “É um momento motivador, que empolga as crianças, assim elas ficam mais presentes na escola, assim como a família. O esporte acaba motivando as crianças também dentro de sala de aula, nas notas, na disciplina. Temos atletas bem-sucedidos e professoras muito empenhadas”, reforçou a gestora.