Momentos de lazer e práticas esportivas marcaram a manhã desta quinta-feira (12) para 100 estudantes do 4° ano das Escolas Municipais Professor Carlos Bello Moreno e Professor Antônio Severiano de Araújo. A ação faz parte das atividades do Circuito Recreativo Professora Fátima Medeiros, projeto desenvolvido pelo Setor de Cultura, Eventos e Desportos da Secretaria Municipal de Educação de Natal. As atividades aconteceram nas instalações esportivas do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).


A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, contou que o objetivo do circuito é oportunizar aos alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, a vivência de atividades afetivas e motoras, centradas em ações cooperativas, por meio de jogos pré-desportivos. “É importante ações dessa natureza, que envolvem atividades físicas e garantem aos nossos estudantes elevação da autoestima, promoção social e questões de inclusão, contribuindo para o desenvolvimento dos nossos alunos. Agradecemos ainda a parceria com a UNI-RN, garantindo esses momentos de recreação para as nossas crianças”.  
Bastante contente com as atividades esportivas estava o aluno José Joelton Silva, de 10 anos, da Escola Municipal Professor Antônio Severiano. “Gostei bastante do dia de hoje. Foram bem legais as atividades e principalmente o banho de piscina”.  


O professor da UNI-RN, Jason Medeiros, da disciplina Pedagogia dos Esportes, conta que os alunos do Curso de Educação Física estão ministrando aulas para os estudantes da Rede Municipal, baseado nos conhecimentos adquiridos na disciplina esportiva. “A parceria com a SME-Natal é importante para os nossos alunos aplicarem na prática seus conhecimentos que aprenderam no Curso”, disse.   


“Nossos alunos estão trabalhando tipos de coordenação motora, a partir da interação de organização com a parte dos jogos e atividades individuais e coletivas. Ensinamos também a importância de participar, não só a questão do ganhar”, afirmou o professor de Educação Física Pedro Sérgio Bezerra, da Escola Municipal Professor Antônio Severiano. O professor contou que os estudantes frequentaram três espaços, a piscina, a sala de ginástica e o ginásio poliesportivo, havendo um rodízio para que todos vivenciassem as mesmas atividades propostas em todos os ambientes.