Ações de combate à dengue reduzem índice de infestação do

A continuidade das ações de combate à dengue realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante todo o ano vêm surtindo efeitos positivos. Prova disso é a redução do índice de infestação do Município para 0,9%, avaliado como bom pelo Ministério da Saúde. Esta é a primeira vez em 12 anos que Natal é considerada satisfatória dentro dos parâmetros do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LirAa).

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Cristiana Souto, as causas para esta redução podem ser atribuídas às ações de combate à doença, que incluem a visita domiciliar e o trabalho de campo dos agentes, os programas de educação nas escolas e a contratação de 150 agentes de endemias temporários. “Estas ações realizadas pela SMS para conscientizar a população estão dando certo e, por isso, estamos conseguindo reduzir cada vez mais os índices de infestação do aedes aegypti”, explicou Cristiana Souto.

Segundo os dados apresentados pela SMS, o LirAa já chegou a atingir 5,9% em junho de 2007 e 3,4% em março de 2008. A partir de outubro de 2009, os índices começaram a apresentar uma redução. O último levantamento feito pelo MS foi em outubro deste ano e com o índice de 0,9% foi considerado satisfatório. No mesmo período do ano passado, este valor era de 1,3%. “Nos últimos anos, a tendência vem sendo a diminuição destes índices”, afirmou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS.

O resultado significa, portanto, que Natal não está entre as capitais que apresentam risco para epidemia de dengue, de acordo com o parâmetro utilizado pelo MS de infestação do mosquito transmissor da doença. No entanto, Cristiana Souto alerta para que a vigilância por parte da população seja contínua, uma vez que este ano o Estado teve a introdução do sorotipo 4 confirmada. “O Brasil não tinha casos do sorotipo 4 há 30 anos. Então, a população está susceptível a ele e, por isso, é preciso redobrar o alerta. Cada um tem que fazer a sua parte para que uma epidemia causada por este tipo não venha a acontecer e, caso aconteça, seja de menor intensidade”, concluiu.

Do início desde ano até o último dia 26 de novembro foram notificados 10.043 casos, sendo 262 casos confirmados de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e cinco óbitos confirmados em Natal.