Prefeitura participa da oficina Pegada de Carbono

Estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 23 de novembro, no auditório do Sebrae, representantes públicos e privados para participar da Oficina “Pegada de Carbono”. A oficina teve por objetivo discutir a sustentabilidade para a Copa do Mundo de 2014. A Prefeitura esteve representada pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Bosco Afonso, e técnicos da secretaria.

Este evento, que é fruto da parceria entre os governos do Brasil e da Inglaterra, trouxe a Natal a empresa Useful Simple Projects (USP), que prestou consultoria nos projetos de neutralização do carbono nas obras para as Olimpíadas de Londres 2012. O governo britânico está compartilhando com o Brasil a sua experiência na organização de mega eventos.

A abertura do encontro contou com a presença do embaixador britânico no Brasil, Alan Charlton, que ministrou a palestra “Contexto da Copa do Mundo de 2014”. Ele destacou em sua apresentação os projetos de neutralização de carbono que foram elaborados por empresas inglesas, que serviram para compensar as obras das olimpíadas de Londres 2012. Para ele, a copa do mundo no Brasil só alcançará a tão sonhada sustentabilidade se houver o trabalho de todos os atores da sociedade.

Para o Diretor do Departamento de Conservação e Recuperação Ambiental da Semurb, José Petronilo da Silva, e membro da Câmara Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo Fifa 2014, este evento também é o momento de ampliar e reforçar a parceria do poder público nas esferas estadual, municipal e federal junto com entidades e a iniciativa privada.

“É importante essa integração para que possa ser construída uma política local sustentável cada vez mais forte. A USP está trazendo toda a experiência de sua consultoria para que possamos aplicá-la na mitigação dos impactos ambientais da Copa 2014”, explica Petronilo.

Petronilo destaca ainda que Natal vem obtendo destaque entre as cidades-sede do mundial, com elaboração da Matriz de Sustentabilidade Ambiental, considerada modelo nacional. “A nossa matriz foi disponibilizada para a Câmara Temática Nacional para nortear os estudos em outras cidades-sedes”, ressalta.

De acordo com a procuradora do estado e coordenadora da Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa, Marjorie Madruga, a oficina funciona como uma troca de experiências em termos de práticas sustentáveis. "O nosso objetivo é fazer uma copa do mundo sustentável. Esse será o maior legado para a cidade", concluiu.

A pegada de carbono é uma forma de medir o impacto causado pelas ações humanas no meio ambiente, identificando a quantidade de CO² produzida no dia-a-dia. O encontro é promovido pelo Governo do RN, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 (Ctmas/RN) e Sebrae.

Estiveram presentes secretários de estado e do município, assim como representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Esporte, além de integrantes de universidades, empresas privadas e terceiro setor, além da Câmara Temática Estadual.