Natal realiza dia D de vacinação contra a paralisia infantil

Crédito da imagem: Frankie Marcone

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza durante todo este sábado (18), o dia “D” de vacinação contra a paralisia infantil com realização da I etapa da Campanha Nacional de Vacinação para crianças de 0 a 4 anos e que tem como slogan “Siga o Zé Gotinha e Proteja a Saúde das Crianças” . A abertura do evento foi realizada na Unidade de Saúde da Família de Gramoré, na zona norte de Natal e contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Nogueira.

Na abertura da campanha o Zé Gotinha também esteve presente para recepcionar as crianças. A ação ainda foi prestigiada pelo secretário estadual de Saúde, Domício Arruda.

“É importante que os pais tragam seus filhos para ser vacinados tendo em mãos o cartão de vacinação. A vacina contra a paralisia infantil que é gratuita, não dói, e não tem contra indicação e vai manter essa doença longe das nossas crianças”, destacou a secretária da SMS, Maria do Perpétuo Nogueira.

Acompanhado dos pais o pequeno José Victor Ferreira de Brito de 4 anos foi um dos primeiros a tomar a dose das duas gotinhas contra a paralisia infantil. “Fiz questão de vir logo cedo vacinar o meu filho para ficar com o cartão de vacinação dele em dia”, disse Maria da Conceição Ferreira, mãe de José Victor.

Em Natal, a SMS disponibiliza até as 17h de hoje, 186 postos de vacinação montados nos cinco distritos sanitários, sendo 173 fixos e 13 volantes, e 1886 profissionais envolvidos na realização do Dia “D”. Para a campanha deste ano em Natal, foram disponibilizadas 67.284 doses da vacina contra a pólio. A meta da Prefeitura do Natal e preconizada pelo Ministério da Saúde, é vacinar 53.266 crianças, o que corresponde a 95% do público na faixa etária de 0 a 4 anos.

“Apesar do dia da campanha ser hoje, nos postos onde ainda houver vacina, os pais poderão levar seus filhos para serem vacinados durante a semana”, completou a titular da SMS.