Semsur intensifica manutenção dos calçadões da orla urbana

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), deu início na última segunda-feira (6) à obra de recuperação no trecho de 10 metros de extensão do calçadão de Ponta Negra. Parte da estrutura cedeu no último sábado (4), devido às fortes chuvas que ocorreram na capital. Os calçadões da Praia do Meio e de Areia Preta também passam por reformas.

O volume em excesso de águas pluviais fez com que a manilha (tubo usado para canalização das águas) cedesse, comprometendo a estrutura do calçadão. Segundo a diretora do departamento de Operações, Jailene Carvalho, esse é um trabalho da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), mas “para acelerar o reparo, a Semsur assumiu a responsabilidade”. A previsão é de que esta obra esteja pronta no dia 20 de junho. Os materiais utilizados provêm de recursos próprios da Semsur.

Praia do Meio

Segundo Jailene Carvalho, a obra do calçadão da Praia do Meio está em fase de conclusão, faltando apenas 20% para ser finalizada. “Falta finalizar a pavimentação em pedra portuguesa e colocar os guarda-corpos (equipamento de segurança)”, detalhou a diretora. A obra está prevista para ser entregue no final deste mês. A recuperação contemplou uma extensão de 160 metros e o valor do investimento foi de R$ 419 mil.

A estrutura do calçadão da Praia do Meio cedeu após a forte incidência das marés. Diante da gravidade da situação, a Prefeitura agiu de imediato e executou o contrato emergencial para recuperação do espaço, para evitar o aumento do problema e até mesmo possíveis acidentes com banhistas.

Praia de Areia Preta

No calçadão de Areia Preta, 30% dos serviços da obra de recuperação já estão prontos. “No momento, estamos fazendo toda a reestruturação do equipamento e estamos na fase da concretagem das lajes", detalhou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Cláudio Porpino, que fiscaliza as três obras diariamente. O trecho em questão cedeu no dia 8 de fevereiro, em virtude das fortes marés.

“A entrega da obra está prevista para agosto, mas estamos na expectativa para finalizá-la ainda em julho”, comentou o secretário. “Dependemos também das condições climáticas, porque a chuva impossibilita o andamento da obra”, complementou Cláudio Porpino.

As obras foram iniciadas no dia 22 de fevereiro, no trecho de 50 metros de extensão. Para executar a obra dentro do prazo estabelecido, foi realizado um contrato emergencial com a mesma construtora que ergueu o calçadão há 12 anos, a Engecal. Essa necessidade de urgência foi constatada no laudo emitido em fevereiro pela Semopi. Com o contrato emergencial, a Prefeitura do Natal realiza a obra com recursos próprios da ordem de R$ 490 mil.