Semana do Meio Ambiente abre com diversas atividades no Parque da Cidade

Várias atividades foram realizadas na tarde desta quarta-feira (1) no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Candelária, na abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, com exposição fotográfica, lançamento de premiação jornalística, apresentações culturais, plantio de mudas.

Os eventos foram realizados a partir das 14 horas, inicialmente com o lançamento do Prêmio de Jornalismo Ambiental Professor Nivaldo Calixto, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que premiará reportagens publicadas em veículos com sede em Natal, nas categorias impressa (jornal e revista), webejornalismo, radiojornalismo e telejonalismo e que abordem práticas ambientais sustentáveis realizadas na capital potiguar.

O 1º Prêmio de Jornalismo Ambiental Professor Nivaldo Calixto tem por objetivo incentivar a publicação de matérias jornalísticas na mídia da capital potiguar que divulguem ações sustentáveis realizadas na cidade do Natal. Estão aptos a participar jornalistas que residem no município, devidamente registrados no Ministério do Trabalho.

“É importante a participação da imprensa natalense, como forma de difundir conceitos e práticas sustentáveis na construção de uma sociedade cada vez mais consciente do seu compromisso com o meio ambiente”, comentou o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Eugênio Bezerra.

Os profissionais interessados em participar podem se inscrever no período até às 15h do dia 29 de agosto, na sede da Semurb, na rua Raimundo Chaves, 2000, Candelária, no setor de assessoria de imprensa.

Exposição

A programação também constou do lançamento da exposição fotográfica “Fauna e Flora do Parque da Cidade”, de autoria do fotógrafo Canindé Soares, com o registro de 20 imagens de diversos aspectos ambientais da área, entre animais e plantas.

Ocorreu ainda o lançamento do Plano Municipal de Educação Ambiental da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban), apresentação da Orquestra Sinfônica de Natal e do coral infantil Tralalá.

“Todos os temas da Semana do Meio Ambiente têm o objetivo de promover a conscientização da população em relação à preservação e defesa das questões ambientais de nossa cidade”, ressaltou o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Eugênio Bezerra, informando ainda que a semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura do Natal vai até o próximo domingo (5).

A programação continua nesta quinta-feira (2), com diversas atividades ligadas à questão da Gestão Ambiental Pública e palestras de professores da UnP e diretores da Semurb, que ocorrem no prédio da UnP da avenida Nascimento de Castro em Lagoa Nova. Às 8h30, o diretor de Conservação e Recuperação Ambiental da Semurb, José Petronilo, faz a palestra “Gestão Ambiental da Copa de 2014 (Green Goal)” e em seguida o engenheiro mecânico Aldomar Pedrini, do curso de Arquitetura da UFRN, abordará o tema “Energias Renováveis”.

Outra palestra abordará o tema “Projetos de UCs e Parques Municipais em Natal”, com Karenine Dantas Monteiro, chefe do Setor de Projetos e Planejamento Urbano e Ambiental da Semurb e Ana Karla Galvão Xavier, chefe do Departamento de Projetos e Planejamento Urbano e Ambiental da Semurb. Gustavo Soares, biólogo, gestor ambiental e tecnólogo ambiental da Semurb abordará o tema “Agenda Verde: a A3P em Natal”.

Ainda nesta quinta-feira (2), acontecerá no Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova, a partir das 8h exposição de orquídeas, oficinas de papel reciclado e produção de repelentes, além de plantio de mudas, trilha ecológica e apresentação de teatro de mamulengos. No gancho da ponte Newton Navarro, na avenida João Medeiros Filho, haverá a Ecoblitz realizada pela Arsban, com a distribuição de sacos de lixo para carros.

Já no Norte Shopping, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará uma série de atividades, como exposição de animais, de materiais recicláveis, mostra de vídeo, trabalhos da Vigilância Epidemiológica, entre outros temas.