Instituto Esporte & Educação entrega material esportivo para escolas municipais

Foto: Natália Nunes / SME

Entrega de materiais esportivos aconteceu nesta quarta-feira (11) na Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim (Potengi) que é uma das 20 escolas municipais selecionadas pela parceria entre o Instituto Esporte & Educação (IEE) em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Natal para receber diversos itens que complementam as aulas de Educação Física. Um dos critérios para a seleção das entregas foi a participação dos professores de Educação Física nas formações continuadas da disciplina, que somaram ao longo do ano de 2022, 16 encontros no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), além de práticas realizadas dentro da plataforma virtual do Instituto Esporte & Educação.

No total, foram distribuídos kits variados, constando 180 bolas de futebol, 180 bolas de vôlei, 120 de vinil, 120 bambolês, 120 cones, 100 coletes, 100 cordas e 30 elásticos. Os equipamentos possuem como finalidade dinamizar as aulas de Educação Física e proporcionar a prática esportiva no ambiente escolar.

Atuando como professor de Educação Física da Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim, Omar Rodrigues participou ativamente do processo de formação continuada e explicou sobre a relevância de receber esses materiais esportivos e como eles auxiliam sua prática letiva. “É uma importância muito grande. Uma hora dessa, para o ano vindouro, é de grande valia a chegada desse material do IEE. Os itens chegaram agora, novinhos e isso facilita muito as nossas aulas e o aprendizado lúdico dos estudantes”, comentou.

A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental da SME-Natal, Cybele Câmara também contou sobre os benefícios vindos com a chegada dos materiais para as aulas de Educação Física. “É um ganho muito significativo para os professores de Educação Física da Rede, para enriquecer ainda mais suas aulas com material pedagógico adequado”, disse.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, acompanhou a distribuição e comentou sobre o momento de entrega dos objetos esportivos e como eles influenciam positivamente a educação municipal. “Esse momento se configura como bastante significativo para a educação pública municipal de Natal. A parceria com o Instituto Educação & Esporte fortalece o cumprimento das metas estabelecidas para a formação continuada de professores e revela a disposição da SME-Natal em mobilizar esforços na valorização dos docentes e na melhoria da prática pedagógica nas unidades de ensino. É uma alegria ver as crianças usufruindo dos materiais doados à escola, advindos da participação e do desempenho do professor na formação continuada promovida pela SME em parceria com o IEE”, ponderou.

Os kits serão distribuídos para 10 escolas situadas na Zona Norte, 9 da Zona Oeste e uma da Zona Sul da cidade do Natal.  Além delas, o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC), Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho e Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF) também serão contemplados com os objetos para a realização de suas atividades pedagógicas. Estas instituições são parceiras da SME-Natal com docentes cedidos e que participaram das formações do IEE.