Unidades de ensino da zona Leste realizam atividades de literatura

Foto: Adrovando Claro/SME

A literatura infantil desperta nas crianças a habilidade de criar, imaginar histórias, e além disso, incentiva o desenvolvimento da escrita e leitura. Partindo desse ponto de vista, o Centro Municipal de Educação Infantil Amor de Mãe e a Escola Municipal Professora Laura Maia realizaram programações literárias neste fim de 2022. Os eventos aconteceram no último sábado (17).

O CMEI Amor de Mãe comemorou o sétimo aniversário da Biblioteca Magda Cristina do Nascimento, instalada na unidade de ensino, e que é fruto do prêmio “Escola de Leitores” que foi conquistado a partir de um projeto de leitura que acontece há muitos anos no CMEI.  Segundo a gestora administrativa do CMEI, Miriam dos Santos a equipe organizou juntamente com as crianças, exposições durante toda semana, para apresentarem neste evento, com homenagens a escritora Salizete Freire, palestras de convidados especiais, e com a presença de pessoas importantes que contribuíram com o crescimento da unidade. “Organizamos com muito carinho um café da manhã para todas as pessoas presentes neste dia tão especial”.

Já na Escola Municipal Professora Laura Saraiva Maia, foi realizado mais uma vez o Evento Cultural Literário da Escola Laura Saraiva Maia que acontece anualmente, onde são oferecidas oficinas e apresentações aos pais dos trabalhos realizados pelos alunos. A gestora pedagógica Edna Morais da Silva contou sobre a atividade realizada. “Nós recebemos as crianças muito alegremente. Incentivando elas na participação de oficinas e apresentarem aos pais os trabalhos desenvolvidos a partir da leitura de autores importantes da nossa literatura. Começamos o evento com a acolhida aos pais, depois conduzimos para a exposição e o momento das apresentações. Com isso, queremos mostrar às famílias a valorização desse momento, da reunião dos estudos desenvolvidos pelas crianças, enfatizando a importância das famílias estarem presentes para prestigiarem o trabalho fazendo com que os estudantes percebam que o que elas realizam na escola é importante para a família”.

“Na educação infantil tivemos a escolha a partir de três autores, e a autora escolhida foi Bia Bedran onde as crianças estudaram sobre a vida e obra, e dentro dessas obras têm alguns conteúdos que conseguimos abordar como por exemplo, esqueleto humano, as árvores da nossa região, dentre outras coisas que acontece aqui na mostra literária. Inclusive a nossa apresentação musical, em que eles escolheram a música Caveirinhas, já que estudaram o esqueleto”, disse a professora da Educação Infantil, Úrsula Maria Costa Cardoso.

O aluno da Escola Municipal Professora Laura Maia, Lucas Eduardo Marques da Costa, de sete anos, disse o que mais chamou atenção dele no evento foi sobre o projeto O Caráter Conta. “Eu aprendi sobre os pilares da justiça, os valores como amizade, amor, respeito, bondade, solidariedade e paz. Foi muito legal fazer os trabalhos junto com a professora”.