Mediadores de Leitura da Rede Municipal participam de seminário final

Foto: Felipe Dantas/ SME

Encerrou nesta segunda-feira (19) a edição 2022 da Formação de Mediadores de Leitura da Rede Municipal de Ensino. O seminário final aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e contou com a temática Banquete Literário - uma aventura gastronômica com receitas escondidas em grandes obras da literatura, que reforça a ideia de incentivo à leitura e apresenta novas perspectivas de didáticas em sala de aula com conteúdos renomados. Na ocasião, 50 mediadores de leitura participaram da formação.

Ministrando e idealizando a formação para mediadores de leitura, a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Rosa Magda dos Santos, disse que a formação de hoje é a culminância do trabalho desenvolvido em todas as formações do ano. “Desenvolvemos as propostas pedagógicas durante as formações, trabalhamos com o incentivo à cultura, leitura e proporcionar aos professores maneiras de também inserir seus alunos nesse universo. Muitos professores que participam, dizem utilizar práticas aprendidas aqui, em sala de aula”, comentou.

Participando do seminário como poeta, João Gabriel Alexandre, tem 15 anos e é aluno matriculado no 9º ano da Escola Municipal Juvenal Lamartine. Ele comentou sobre a oportunidade de apresentar sua poesia para os professores da rede pública de ensino e referente as mudanças que a literatura trouxeram em sua vida. “A primeira vez que escrevi um poema foi há dois meses atrás, ali descobri que eu tinha a habilidade de escrever poemas, foi em um momento turbuloso e me expressar por meio do texto, me trouxe um sentimento de libertação e conforto. Quando eu escrevo, me sinto realizado. Me sinto feliz com o reconhecimento que estou ganhando aqui, eu e outros jovens que escrevem merecemos esse reconhecimento. A poesia não pode morrer no nosso país. Poema é vida, e pretendo continuar escrevendo e contribuindo para a nossa literatura, espero que aqueles que gostam de escrever não desistam e valorizem esse gênero”, declarou o estudante.

Atuando como mediadora de leitura na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino, Dalva Simone Linhares, relatou sobre a relevância de estar inserida na experiência literária promovida pela formação. “Aqui afloramos a nossa criatividade para se trabalhar com o livro e leitura na escola. Tendo por base essa formação, usamos esses conhecimentos como formas de elaborar projetos que incentivem a leitura. Especialmente esse vínculo da gastronomia com a leitura apresentada aqui hoje, é um aspecto interessante de ser abordado. Hoje temos um belo momento de leitores, leitura, livros e gastronomia”, disse.