Moradores do entorno do Parque aprovam ação de conscientização sobre remoção de plantas exóticas

Foto: Divulgação/Semurb

Cerca de 100 locais foram visitados no entorno do Parque da Cidade, no bairro de Cidade Nova, no último sábado (31), durante a ação de conscientização sobre a extração de árvores exóticas na área da unidade de conservação municipal. O trabalho coordenado pelo Setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia (Seab) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb)consistiu em abordagens e entrega de material educativo nas ruas e comércios do bairro.

A ação educativa foi promovida pela equipe de Educação Ambiental do Parque da Cidade composta por tecnólogos ambientais, historiadores, geógrafos, arte educador, pedagogo e assistentes sociais. Agora em diante, o planejamento será para definir a data da extração das árvores e repor com espécies nativas.

Segundo o Chefe do SEAB, Daniel Henrique de Souza, a ação foi bem recebida pela população. "Muitos moradores do bairro de Cidade Nova e visitantes do Parque compreenderam o porquê da remoção das espécies exóticas. Além disso, realizamos abordagens a pessoas nos mercadinhos da região explicando sobre a ação de extração que deve ser feita em breve, mas ainda segue sem data", disse.

As espécies exóticas são plantas que estão fora da sua área de distribuição natural, ou seja, não são nativas ou naturais de um determinado ambiente.  E que quando se tornam dominantes e, assim que completam sua adaptação, os impactos negativos causados por elas se agravam. A invasão prejudica solos, pastagens e causa degradação de florestas.

A planta exótica encontrada na área do Parque da Cidade é a Leucena.  Estando enquadrada como uma ameaça para a mata nativa do Parque, pois competem por espaço, chegando inclusive a matar a flora natural desse bioma.

A espécie exótica ainda causa o impacto visual, além de riscos às demais espécies nativas em todo o território do Parque. Por isso, está sendo realizado uma série de ações desde o início de julho, com intervenções, palestras e conversas aos visitantes do parque sobre a necessidade da extração e o risco à flora que a Leucena causa.

A remoção será executada pela secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), que irá disponibilizar as máquinas e equipe.