Ação “Julho das Pretas” oferece serviços básicos para a saúde da mulher negra

Semidh

Neste sábado, 31, a Prefeitura do Natal comemorou o “Julho das Pretas” com a realização de uma ação em Felipe Camarão, oferecendo serviços básicos de saúde à população. O evento ocorreu na Escola Estadual Profª. Maria Queiroz e foi organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semidh), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Políticas para as Mulheres.

“Um evento para levar a política de saúde integral à população negra da periferia, em alusão ao dia 25 de julho, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A Prefeitura do Natal valoriza e promove a igualdade racial, buscando conscientizar a população dos cuidados que devem ter com sua saúde, enquanto indivíduo e comunidade”, afirma Yara Costa, secretária da Semidh.

A programação do “Julho das Pretas” contou com a emissão de currículos realizada pelo Movimento Brota, oficina de turbantes, oficina de tranças com Dona Laura, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, testagem de HIV, hepatite e sífilis, entrega de preservativos e apresentação cultural da Okum Ayó, um grupo de mulheres da Nação Zamberacatu, reafirmando suas origens e ancestralidades.

“O evento contou com a presença de cem pessoas e foi um sucesso. A gestão do prefeito Álvaro Dias está sempre se deslocando para onde ela deve estar: no meio das comunidades. Já garantimos a população que o “Novembro Negro” terá uma ação mais ampla ainda”, finaliza a secretária Yara Costa.

O Dia da Mulher Negra é o dia 25 de julho, instituído pelo governo do Brasil pela Lei nº 12.987/2014. A data do Dia da Mulher Negra foi inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha (dia 31 de julho), criado em julho de 1992. O Dia da mulher negra é comemorado desde o início do século.