Núcleo de Instrução é criado para formar e capacitar integrantes da Guarda Municipal

Semdes

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), por meio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN), criou nesta quarta-feira (08), o Núcleo de Instrução da GMN que tem, entre outras funções, as de planejar, capacitar, avaliar, habilitar e aperfeiçoar os integrantes da corporação. O Núcleo fica subordinado ao Subcomando de Instrução e Material da Guarda e será composto por integrantes da instituição habilitados com formação comprovada por meio de análise curricular.

A medida tomada em caráter provisório tem como base a necessidade sistemática de aperfeiçoamento e qualificação dos guardas municipais da capital, que passam anualmente por Estágio de Qualificação Profissional (EQF), conforme termo de cooperação técnica firmado entre a Semdes e a Polícia Federal, capacitação de acordo com matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), como também a necessidade de existir no âmbito da GMN um órgão que atenda a necessidade de formação, capacitação e treinamento continuada do seu efetivo.

A portaria de criação do Núcleo de Instrução da Guarda Municipal do Natal foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) que circula no dia de hoje. A competência do Núcleo abrange todo o processo de qualificação e aperfeiçoamento profissional do efetivo, desde recrutamento e seleção de candidatos aos cursos oferecidos, passando pelo desenvolvimento de programa de capacitação e promover palestras, programas, seminários, congressos, conferências e outras atividades afins, até realizar pesquisas nas áreas que constituem objeto de ensino da segurança pública, a fim de aperfeiçoar os conhecimentos a serem repassados aos servidores.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, falou da importância do Núcleo como uma forma de manter um grupo de instrutores capacitados que possam atuar nas necessidades de qualificação profissional da tropa. “Quem faz segurança pública precisa se manter capacitado para atuar nas mais diversas situações que a atividade exige. O Núcleo de Instrução é um braço importante para manter os homens e mulheres da Guarda cada vez mais aptos a exercer suas funções”, comentou.

Já o comandante da GMN, Alberfran Grilo, lembrou que a tropa conta com diversos profissionais com formação em várias áreas e o Núcleo vai ser composto por instrutores pertencentes à corporação. “Temos um pessoal muito qualificado para cumprir essa importante missão”, ressaltou o comandante.

O Subcomando de Instrução e Material da GMN será o responsável direto por tratar com a Coordenação do Núcleo. Atualmente, a GMN conta com mais de 400 integrantes que passam regularmente por estágios de qualificação e capacitação.