Secretaria de Educação incentiva participação de professores no 5º Prêmio Territórios

A Secretaria Municipal de Educação de Natal divulga para as escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, a 5ª edição do Prêmio Territórios, um projeto do Instituto Tomie Ohtake (SP) e está na sua primeira atuação em nível nacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto, e a escola vencedora receberá vários prêmios, entre eles o apoio financeiro de R$ 5 mil para o desenvolvimento da iniciativa.

O prêmio tem o objetivo de mapear, reconhecer e disseminar as experiências pedagógicas que foram e têm sido desenvolvidas pelas escolas nesse momento de pandemia e que buscam a continuidade de seus processos pedagógicos, a garantia de uma formação integral e a manutenção dos vínculos e aprendizagens de seus estudantes e comunidades de forma consistente e inovadora, considerando as dificuldades e limitações envolvidas.

Professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos podem participar, levando em conta a integração entre escola, família e território, exploração e uso de diferentes linguagens, acolhimento, escuta, colaboração, trabalho intersetorial e rede de proteção social, acessibilidade e diversidade e potencial multiplicador.

“Nesse momento é importante que os professores e unidades da Rede Municipal de Natal participem, porque essa é uma forma de divulgar esse trabalho exitoso que já é realizado pela Secretaria e escolas, então nós queremos incentivá-los”, disse a secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, Naire Capistrano.

A escola premiada receberá: doação à biblioteca escolar e de livros diversos oferecidos por editoras parceiras, apoio para a realização de um minidocumentário que apresentará uma parte dos processos e resultados da iniciativa, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, uma bolsa de estudos para um curso de graduação oferecida pela Estácio, que poderá ser utilizada por um aluno ou professor e apoio financeiro de R$ 5 mil reais para o desenvolvimento da iniciativa.

Já o professor responsável pela inscrição, receberá: participação nos Encontros de Conexão e Reflexão, que reunirão os representantes das 10 estratégias pedagógicas selecionadas em ações formativas com educadores(as) e artistas, uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos Instituto Tomie Ohtake ou da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de 2022, que poderá ser realizado on-line.

DATAS

Inscrições de 15 de abril a 6 de agosto de 2021. As inscrições deverão ser realizadas pelo site premioterritorios.institutotomieohtake.org.br. No momento da inscrição, o responsável deverá fornecer todos os dados solicitados na ficha de inscrição. Processo de seleção em agosto e setembro de 2021 (10 selecionados), anúncio dos selecionados em setembro de 2021 no site do Instituto, ações de premiação em outubro e novembro de 2021, e marcando o encerramento do Prêmio Territórios, o encontro de Territórios em dezembro.