Com novos públicos atendidos, pontos de vacinação contra a Covid-19 registram movimento intenso

Alex Régis/Secom

Os pontos de vacinação contra a Covid-19 registraram movimento intenso na manhã desta quarta-feira (07). Tanto nos drives quanto nas Unidades Básicas de Saúde a procura pelos imunizantes foi satisfatória. Em Natal, estão sendo vacinadas pessoas a partir dos 39 anos, sem comorbidades, bem como foi iniciada a imunização dos caminhoneiros. Com o avanço da campanha, em menos de um mês, a faixa etária dos grupos populacionais avançou vinte anos, saindo de pessoas com 59 anos para atingir cidadãos com 39 anos, sem comorbidades. Só no período entre 10 de junho até o último dia 05 de julho, o Município aplicou 97.793 doses. Até o momento, 494.209 doses já foram aplicadas desde o início da campanha na capital potiguar.

Para os caminhoneiros o ponto indicado é o Via Direta. A categoria foi em peso se vacinar. Nem a demora para receber o imunizante deixou a turma irritada. Rivaldo do Nascimento aguardou pouco mais de uma hora para alcançar o tão sonhado momento de ser vacinado e não escondeu a satisfação: “É um momento muito gratificante. Graças a Deus tomei a vacina e agora é seguir com todos os cuidados na estrada e em casa”, disse.

Outro caminhoneiro que conseguiu se imunizar foi Marcos Aurélio. O recebimento da vacina teve um sabor especial, já que ele venceu a Covid-19 após apresentar um quadro moderado da doença: “Estou aliviado. Tive Covid e apresentei alguns sintomas fortes como fadiga intensa, dificuldade para respirar e dores pelo corpo. Consegui sair desse quadro e hoje chegou a minha vez de tomar a vacina. Estou muito feliz”, contou. A vacina ministrada em ambos foi a Janssen.

Um detalhe registrado pela coordenação da campanha no Via Direta é a tentativa de moradores de outros municípios se vacinarem aqui em Natal. De acordo com os coordenadores, os casos estão se repetindo e eles reforçam. É importante frisar que se o cidadão não comprovar a residência na capital potiguar não será vacinado. Outro problema está relacionado à documentação. É importante que, quem for buscar o atendimento, leve cópias de laudos, comprovantes de residência e demais atestados necessários, já que todo esse material fica retido no ponto de vacinação. Para saber qual a documentação que precisa ser apresentada basta acessar a plataforma: www.vacina.natal.rn.gov.br .

“Esses números nos enchem de esperança e satisfação. Além disso, comprovam a eficiência do planejamento montado pela Prefeitura de Natal. Organizamos uma estrutura para gerar agilidade e rapidez na distribuição e aplicação das vacinas. Vamos alcançar as 500 mil doses de vacinas aplicadas antes do final dessa semana. É uma marca significativa. Mais da metade da população já recebeu pelo menos uma dose da vacina. Graças aos esforços de todos os envolvidos nesse processo, estamos alcançando excelentes resultados. Vamos continuar assim até que a cobertura vacinal da nossa população atinja o nível desejável para retornarmos à normalidade de nossas atividades”, detalhou o prefeito Álvaro Dias.

UBS
Além dos quatro pontos de vacinação no sistema drive-thru (Palácio dos Esportes, Ginásio Nélio Dias, Shopping Via Direta e Sesi), a Prefeitura disponibilizou mais 35 salas nas unidades de saúde de todas as regiões. A procura nesses locais também tem sido boa. Nesta quarta, na UBS de Brasília Teimosa, o maior público presente foi o de pessoas com 39 anos. É o caso de Nilson Santana. Ele trabalha em um hotel nas proximidades da unidade e aproveitou para se vacinar: “É uma alegria imensa. Moro em Felipe Camarão, mas trabalho perto da UBS de Brasília Teimosa. Fui muito bem atendido e não demorou nada. Agora é continuar se cuidando até receber a segunda dose”.

Além de pessoas com 39 anos, sem comorbidades, e caminhoneiros, também podem se vacinar com a primeira dose quem está inserido nos grupos prioritários das pessoas a partir de 18 anos com comorbidades; trabalhadores industriais a partir dos 31 anos; grávidas e puérperas; os profissionais que atuam na educação do ensino fundamental I e II de escolas públicas e privadas de Natal, lactantes com crianças de até 12 meses; Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) de Natal; Taxistas com cadastro na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana STTU e Motoristas de aplicativo com pelo menos 100 corridas estão sendo atendidos.

A secretaria municipal de Saúde reforça ainda a importância de se buscar completar o esquema vacinal. Todos os pontos de vacinação estão aplicando a segunda dose para quem tomou o imunizante Oxford/AstraZenica/Fiocruz há 85 dias. Quem está com a segunda dose da Coronavac/Butantã em atraso deve ligar para o seu respectivo Distrito Sanitário de sua residência para agendar a aplicação.  Telefone dos Distritos Sanitários de Natal: Distrito Sul: 3232-8281; Distrito Oeste: 3232-8300; Distrito Norte 1: 3232-6972; Distrito Norte 2: 3232-8200; Distrito Leste: 3232-8556.