Secretaria de Segurança de Natal certifica guardas para atuar na Patrulha Maria da Penha


Secretaria de Segurança de Natal certifica guardas para atuar na Patrulha Maria da Penha
Crédito da imagem: Divulgação SEMDES

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) realizou na manhã desta sexta-feira (18) a entrega dos certificados e brevês do curso de Operador da Patrulha Maria da Penha para 20 guardas municipais. A solenidade aconteceu em área aberta da Capitania das Artes e contou com as presenças da secretária da Semdes, Mônica Santos, e do titular da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Joham Xavier, que na ocasião representou o prefeito Álvaro Dias, além do comandante da GMN, Alberfran Grilo.


Os guardas vão reforçar as ações empreendidas pela Prefeitura do Natal na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto que começou a ser operado efetivamente com a Patrulha Maria da Penha iniciou em meados deste ano e já é responsável por assistir 30 mulheres em situação de violência doméstica, contribuindo para a segurança delas e de suas famílias através de patrulhamentos preventivos, visitas domiciliares, prisões em flagrante dos violadores, monitoramento por telefone, articulação na rede de atendimento, entre outros.


A secretária Mônica Santos falou da importância da Patrulha Maria da Penha e parabenizou os guardas municipais capacitados para atuarem na rede de proteção e combate a violência contra a mulher em Natal. “Muito me orgulha dizer a sociedade natalense, que hoje Natal conta com uma Patrulha de amparo, defesa e proteção de mulheres violentadas fisicamente e psicologicamente, que muitas vezes não têm ninguém para zelar pelos seus direitos, resguardar sua cidadania e preservar suas vidas. Tenho certeza de que cada um aqui entende a importância e a responsabilidade de exercer sua função na Patrulha Maria da Penha. Pois, vocês estão na rua para proteger as mais frágeis, as mais vulneráveis. Para acolher e defender mulheres injustiçadas muitas vezes pelos próprios parceiros”, ressaltou a secretária.


O secretário de Governo de Natal, Joham Xavier, falou da importância da Patrulha Maria da Penha e da presença firme da Guarda Municipal em mais um braço de proteção social. “A Prefeitura entende a importância da Patrulha e da Guarda Municipal. O prefeito Álvaro Dias tem priorizado a segurança pública e está sempre aberto para ampliar e reforçar ações como essa em prol da população”, falou.


A solenidade contou ainda com a participação da coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Michely Oliveira, dos subcomandantes de Segurança e Instrução, Carlos Cruz e Isaque Nicácio, da chefe da Unidade Setorial de Administração Geral da Semdes, Conceição Diógenes, além de representante da Polícia Militar e guardas municipais. Todo a solenidade ocorreu em área aberta com ventilação natura cumprindo critérios de distanciamento entre cadeiras e dentro das normas sanitárias de prevenção ao contágio do coronavírus.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389