Mercado atacadista é orientado a seguir as medidas de segurança

Crédito da imagem: Assessoria Semurb

Representantes do mercado atacadista, situado na avenida Prudente de Morais, compareceram na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), na manhã desta sexta-feira (18), para prestar esclarecimentos sobre as aglomerações ocorridas durante  inauguração, na quinta-feira (17). Na ocasião foi assinado um termo de comparecimento onde  a empresa se compromete a respeitar as regras de distanciamento social e sanitárias impostas pelo município durante a pandemia da Covid-19.

No ato da inspeção, a equipe de fiscalização ambiental constatou que o mercado cumpria todos os requisitos e medidas de segurança contra a Covid-19, porém a cena atípica da aglomeração se deu por conta de uma promoção no setor de bebidas. O representante da empresa disse que o caso foi uma ocorrência pontual, e que todas as medidas recomendadas pelas autoridades foram tomadas, para solucionar o problema.

Segundo o supervisor de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, como o atacadista seguia todas as medidas de segurança, e mesmo assim, houve a aglomeração por conta da promoção, o mercado foi notificado e seus representantes intimados a comparecer na sede da Semurb para assinar o Termo de Comparecimento e receber orientações.

“A gerência do mercado compareceu na secretaria, assinaram o termo e orientamos a unidade atacadista que nas próximas vezes ao realizar promoções, seja adotada medidas sanitárias, além do controle interno da loja a fim de evitar cenas de aglomerações como as da inauguração”, disse o supervisor da Semurb.

Almeida ainda reforça o cuidado que os demais estabelecimentos dos setores de atacado e varejo devem ter para evitar aglomerações, já que, o número de casos de coronavírus está aumentando. “É importante lembrar que a pandemia ainda não passou, então é preciso que os estabelecimentos sigam as regras de biossegurança, como o uso obrigatório da máscara, aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel 70%, controle de entrada de clientes na loja e o distanciamento nas filas do caixa, a fim de conter a disseminação da Covid-19”, disse.

A população também pode ajudar nessa fiscalização. Basta realizar denúncia, que pode ser anônima, pelo telefone da Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br . Além do canal 24h do Ciosp pelo 190 e o 181 (Disk Denúncia- Polícia Civil).