Novas tecnologias na literatura serão debatidas hoje no EELP

O I Encontro dos Escritores de Língua Portuguesa de Natal (EELP), se encerra nesta sexta-feira (30). O tema em destaque será “Os desafios das novas tecnologias na literatura” e o conferencita será o angolano José Eduardo Agualusa.

José Eduardo Agualusa é um dos mais importantes escritores africanos da última década. Nasceu em Huambo – Angola, em 1960. É romancista, contista, dramaturgo, tradutor, poeta e jornalista. Os seus livros estão traduzidos em diversos idiomas. Foi correspondente do jornal Público e da RDP – África (Emissora da Radiodifusão Portuguesa para os países africanos lusófonos) e é membro da União dos Escritores Angolanos. Escreve crônicas para a revista LER e para o jornal angolano A Capital. Realiza para a RDP África "A hora das Cigarras", um programa de música e textos africanos. Em 2006 lançou a editora brasileira Língua Geral, dedicada exclusivamente a autores de língua portuguesa.

Além de Agualusa, a mesa de encerramento contará com o jornalista Tácito Costa (moderador) e Paulo Markun (SP), Jorge Salomão (BA), Pablo Capistrano (RN) e Ndalu Almeida Ondjaki (Angola) como debatedores. A conferência terá início às 15h, no Teatro Alberto Maranhão.

Chico César

O cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro Chico César, que atualmente é presidente da Fundação Cultura de João Pessoa, fará o show de encerramento do EELP. Amante da literatura e do tratar o linguajar popular, Chico César promete apresentar um espetáculo cheio de energia. O cantor irá apresentar os grandes sucessos já conhecidos do público, mas também mostrará as canções do novo CD, “Francisco Forró e Frevo”.

Neste novo trabalho, o cantor e compositor Chico César mergulha no espírito das duas principais festas populares nordestinas (o carnaval e os festejos juninos) para criar um disco alegre em que o foco encontra-se na força dos ritmos que animam essas festas: o frevo e o forró. O show de Chico César está marcado para às 19h.