Inventário Floristico será iniciado em março

Crédito da imagem: Divulgação Semurb

Serão iniciados a partir da próxima semana o Inventário Florístico e o Plano de Arborização de Natal, ferramentas importantes no planejamento e monitoramento da arborização da cidade. O coordenador do laboratório de Biotecnologia de Conservação de Espécies Nativas da UFRN, professor Magdi Aloufa, responsável pela equipe de pesquisa e elaboração do inventário, esteve reunido nesta sexta-feira (19/03) com secretário Olegário Passos e técnicos da secretaria para discutir detalhes para execução dos projetos.

O projeto se divide em duas etapas, a primeira delas, o Inventário Florístico vai possibilitar um diagnóstico completo dos vegetais existentes na cidade, este sendo importante para a execução do Plano de Arborização, que se constitui como uma segunda etapa. Nesta etapa será possível fazer um planejamento de como, onde, quando e o que plantar em todas as áreas carentes de arborização no município de Natal.

De acordo com Olegário Passos o Inventário Florístico e o Plano de Arborização de Natal são prioridades da prefeita Micarla de Sousa, que pretende até o final da gestão aumentar significativamente o número de árvores. Além disso, são de extrema importância para a cidade. “Natal só tem a ganhar com este trabalho nós vamos somar esforços para garantir que todas as metas sejam atingidas”, diz.
O Inventário Florístico é um projeto da Prefeitura do Natal que avaliará o comportamento das espécies vegetais por meio de um diagnóstico que permite um contínuo monitoramento da relação vegetação-cidade, buscando melhorar o conforto ambiental para a população. Já o Plano de Arborização objetiva recuperar a camada verde da cidade, reduzida nos últimos anos, com o plantio de forma correta, controlada e monitorada.

Para o professor Magdi Aloufa, “A arborização urbana gera muitos benefícios para o meio ambiente e para a população, mas o plantio de árvores não pode ser feito de maneira desordenada. Existem alguns critérios que devem ser seguidos, como o porte e espécie das plantas que devem ser adequadas ao local onde se pretende realizar o plantio ”, finalizou.