Cooperação técnica entre a Semtas e Sesi vai beneficiar assistidos do Projeto

Crédito da imagem: João Maria Teixeira

A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) assinou na manhã desta quinta-feira (18) um termo de cooperação técnica com o SESI para acompanhamento ao projeto de atenção às famílias dos jovens do Projeto “ViraVida”. A assinatura do termo aconteceu no auditório da Federação da Indústria do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) e contou com a participação da prefeita Micarla de Sousa, do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, do presidente da Fiern, Flávio Azevedo e da secretaria da Semtas, Rosy de Sousa.

“O ViraVida é um projeto importante para a transformação social e de inclusão dos nossos jovens e de suas famílias. É de nosso total interesse apoiar esse trabalho desenvolvido pelo SESI, colocando à disposição a equipe da Semtas para fazer a inserção das famílias nos programas sociais”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

Lançado em 2008 pelo SESI em parceira com a Fiern, o “ViraVida” tem o objetivo de resgatar jovens em situação de exploração sexual através da oferta de educação básica e profissionalizante. Desde 2009, o VIRAVIDA passou a integrar os serviços sócio-assistenciais oferecidos pelas Semtas, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Com a entrada da Prefeitura, a ideia é que a Semtas trabalhe em parceria com a Casa Renascer e a Ong Canto Jovem no recrutamento e acompanhamento das famílias dos jovens inseridos no projeto. A meta inicial é atender 100 jovens entre 16 e 22, e suas respectivas famílias. O CREAS já está fazendo a pré-inscrição dos jovens que vão participar do projeto em 2010. A expectativa também é de que a demanda aumente gradativamente, pois em abril deste ano serão formadas mais quatro turmas, acrescentando os cursos de cozinheiro profissional.

“Sem as parcerias importantes como esta que oficializamos hoje com a Prefeitura do Natal, não conseguiríamos dar conta do projeto. Esta é uma grande parceira com a sociedade para resgatar os meninos e meninas das situações de risco social e inserí-los no mercado de trabalho”, declarou o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.

“ViraVida”

A ideia inicial do Vira Vida foi desenvolvida a partir de pesquisa nacional que aponta mais de 900 municípios brasileiros atingidos por redes de exploração e tráfico de pessoas. A pesquisa mostrou também que a pobreza é um dos fatores que agravam o problema. Por isso, há uma ênfase na intermediação da contratação pelas empresas dos jovens que participarão dos cursos de qualificação profissional.

A primeira turma do projeto foi formada em novembro de 2009. Foram 48 jovens divididos em duas turmas. A primeira do curso de Desenho de Moda de Roupas do Vestuário, pelo SENAI. A segunda do curso de Cabeleireiro Profissional.

Os participantes do projeto são contemplados com uma bolsa, vale-transporte, fardamento, lanche e material escolar. Também é feito acompanhamento psicossocial das famílias dos beneficiados, através do Projeto de Apoio às Famílias. Hoje o projeto está presente em quatro cidades brasileiras, incluindo Natal.
Os cursos já implantados abrangem as áreas de Moda, Imagem Pessoal, Turismo e Hospitalidade, Gastronomia, Comunicação Digital, Administração e Química, apresentando carga horária que varia entre 655 e 952 horas/aula, conforme a modalidade.