Prefeitura lança 2ª edição do Prêmio Via Livre de Jornalismo

Crédito da imagem: D\\\'Luca

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) lançou, no início da tarde desta quinta-feira (18), a segunda edição do Prêmio Via Livre de Jornalismo, em uma solenidade realizada no Versailles Recepções, do Tirol. Este ano a premiação apresenta uma novidade. Na primeira edição, de 2009, eram aceitas apenas reportagens especificamente sobre o projeto Via Livre, mas agora em 2010, segundo determinação da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, poderão concorrer trabalhos sobre mobilidade urbana em geral.

“Decidimos permitir reportagens sobre o Passe Livre, acessibilidade nas ruas, calçadas, transportes coletivos, dentre outros temas”, informou a prefeita Micarla de Sousa. A chefe do executivo municipal natalense disse ainda que o Prêmio Via Livre de Jornalismo é uma forma de valorizar o talento dos jornalistas potiguares. “Inclusive, este ano iniciaremos uma nova etapa no Projeto Via Livre, através de projetos de iluminação, recapeamento asfáltico, limpeza, instalação de câmeras de segurança”, informou a prefeita.

O ano de 2010, destacou Micarla de Sousa, também será marcado pela consolidação do Passe Livre, que atualmente beneficia 700 mil pessoa por mês, com o direito a pagarem uma única passagem para se deslocarem em quantos ônibus forem necessários, no período de uma hora.

Incentivo

De acordo com o titular da Semob, Kelps Lima, o Prêmio Via Livre já é um projeto de sucesso na cidade e estimula o interesse dos jornalistas em dar visibilidade às ações desenvolvidas na área. “O prêmio vem, justamente, confirmar a viabilidade dos projetos de mobilidade urbana que desenvolvemos durante nossa gestão.” O objetivo maior, segundo o secretário, é incentivar a produção jornalística que trata das soluções para os problemas do setor.

“Um dos grandes avanços que a atual gestão do executivo municipal natalense trouxe para o sistema de transportes públicos de Natal foi transformar 13 cabines de transferência para 2.600, que são as paradas de ônibus. Elas hoje funcionam como cabines de transferência através do projeto Passe Livre”, enfatizou o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos de Natal (Seturn), Agnelo Cândido.

Participaram ainda da solenidade a presidente do Sindicato dos Jornalistas do RN (Sindjorn), Nelly Carlos; o secretário municipal de Comunicação Social (Secom), Jean Valério; e o presidente da Câmara de Vereadores de Natal, Dickson Nasser.

Regulamento

As regras do 2º Prêmio Via Livre de Jornalismo foram divulgadas no último dia 9, no Diário Oficial do Município. O tema é “O Projeto Via Livre e as conseqüências para a mobilidade urbana de Natal”. As reportagens participantes deverão abordar fatos, informações e serviços voltados ao assunto. As matérias devem ser publicadas, televisionadas ou transmitidas no rádio entre 1º de janeiro e 23 de outubro de 2010 e as inscrições vão de 16 de setembro a 23 de outubro.

Cada participante poderá inscrever um trabalho individual em cada uma das categorias: fotojornalismo, jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo e jornalismo digital. Os primeiros colocados de cada categoria receberão R$ 6 mil e os segundos lugares R$ 2,5 mil. Um certificado de melhor cobertura será concedido ao veículo de comunicação que apresentar o melhor conjunto de reportagens, com encadeamento editorial, contemplado o tema do concurso. Será concedido ainda um prêmio de excelência, no valor de R$ 6 mil, ao trabalho de maior destaque entre todas as categorias.