SMS realiza oficina de monitoramento e avaliação da Vigilância Sanitária

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de hoje (7), ás 9h, no Auditório do IFRN da Cidade Alta, uma Oficina para desenvolver ações para o monitoramento e avaliação da gestão colegiada.

A gestão colegiada é pautada nos princípio e diretrizes das Políticas do Participa SUS e Planeja SUS. Prevê o envolvimento da Vigilância Sanitária com as demais áreas da SMS responsáveis por estas políticas, incluindo a área financeira e a participação do controle social.

Dentre as prioridades da Oficina estão a melhoria do setor de denúncias feitas pela sociedade em relação à Vigilância em Saúde; a valorização de todos os mecanismos de gestão colegiada, participação popular e de controle social nos processos de gestão do departamento; e o estímulo à articulação das ações de gestão estratégica e participativa do departamento com outros setores governamentais e não governamentais.

Segundo a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Sidneide Ferreira, esse é um trabalho pioneiro na gestão e tem como base as políticas do SUS, que propõem a participação popular no monitoramento da gestão e o planejamento das ações com a participação dos profissionais.

“Nós criamos um Núcleo de Monitoramento e Avaliação da gestão com profissionais de todas as vigilâncias, que pretende estudar o que foi programado para a Vigilância em Saúde, apresentar os resultados através de um relatório, avaliar o desempenho da Vigilância e, na finalização dessa ação, elaborar as metas para o triênio 2014-2017. O objetivo é incorporar visões mais amplas que venham a melhorar o nosso serviço” disse Sidneide.

Planeja SUS

O Planeja SUS foi implantado através da Portaria 3.027/2007 da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS (Participa SUS), que propõe uma gestão participativa, com controle social, monitoramento e avaliação, e da Portaria 3.083/2006, que regulamenta o Sistema de Planejamentos do SUS.