Projeto das obras de mobilidade urbana da Copa 2014 são apresentados ao Conplam

Projeto das obras de mobilidade urbana da Copa 2014  são apresentados ao Conplam

Um panorama sobre os projetos das obras de mobilidade urbana para Copa de 2014, que são de responsabilidade da Prefeitura de Natal, foi apresentado ao Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Conplam), pelo secretario adjunto de Planejamento (Sempla), Carlos Alexandre Varela. O assunto foi pauta da reunião ordinária do Conselho, realizada na manhã desta terça-feira (7), na sede da Fiern.

Durante a apresentação aos conselheiros, o andamento das readequações previstas no projeto original também foi discutido, já que a Prefeitura reduziu o número de desapropriações do projeto original. Carlos Alexandre Varela ressaltou que anteriormente cerca de 339 imóveis, apenas no Lote 1, teriam que ser desapropriados para as intervenções viárias. Segundo ele, um dos principais motivos para o atraso nas obras, pois isso causou problemas com os moradores afetados.

Carlos Alexandre adiantou também aos conselheiros que o novo projeto executivo, que está sendo elaborado há quatro meses, já entrou em fase final e deve ser apresentado em breve. E que o prefeito Carlos Eduardo elegeu obras de mobilidade como prioridade.

“Por isto um grupo de trabalho formado pelas secretarias de Meio Ambiente (Semurb), Mobilidade Urbana (Semob), Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Planejamento (Sempla) e Procuradoria Geral do Município (PGM) que é presidido pelo próprio prefeito está se reunindo a cada 48h para discutir as ações e agilizar as obras”, conta Varela.

O secretario adjunto da Sempla começou sua apresentação detalhando as obras dos Lote 01 e Lote 02, que correspondem respectivamente as intervenções necessárias no corredor que liga a Zona Norte de Natal ao Arena das Dunas e as obras do entorno do estádio. Carlos Alexandre explicou que algumas intervenções tiveram que ser modificadas para dar celeridade ao processo, e para que as obras sejam entregues dentro do prazo, ou seja, antes da Copa 2014.

Uma das soluções encontradas pelos técnicos da Prefeitura para diminuir o tempo das obras e o número de desapropriações foi a utilização de binários, ou seja, a transformação de vias em sentido único e utilização de uma via paralela como fluxo contrário. Uma dos casos onde isso será realidade como revela Carlos Alexandre será na Avenida Capitão Mor-Gouveia, que no projeto inicial teria quatro faixas, mas que a partir de agora será um binário com a Avenida Jerônimo Câmara.

“Essa é uma solução que o natalense ainda não está muito acostumado, mas que já existe em outras vias da cidade. Além disso, vamos padronizar as plataformas de ônibus e as calçadas na região do entorno do estádio e outras áreas próximas, o que corresponde a quase 50 km de calçadas acessíveis”, disse Varela.

Para o conselheiro do Conplam , Fabrício Leitão, a apresentação de Carlos Alexandre foi bastante esclarecedora e o ponto de partida para as novas apreciações do projeto executivo, que deve passar pelo Conselho antes de ser executado. “Achei a apresentação válida e uma ótima oportunidade para quando o assunto retornar a pauta já estarmos mais embasados e assim termos subsídios para iniciar a discussão”, afirma.