A 21ª edição do Festival de Cinema, Vídeo e Televisão de Natal (FestNatal) receberá amanhã (9), um público diferenciado. Trata-se de 50 alunos da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro, localizada na rua Aracitaba, 2993, no conjunto Pirangi, bairro de Neópolis, na zona Sul, que serão envolvidos pela magia da Sétima Arte. O filme em cartaz é o média-metragem “Minha Bolsa Mágica”, do diretor Marcos Cassiano. Com duração de 22 minutos, o filme é baseado no livro homônimo da escritora potiguar Monalisa Silvério, filha do cineasta.

As gravações ocorreram em janeiro de 2010, durante 15 dias, na Vila de Ponta Negra. O elenco genuinamente potiguar teve a participação de oito atores, sendo três infanto-juvenis e cinco adultos. Rodado em película de 35 milímetros, o filme foi viabilizado com a aprovação na Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão.

“O roteiro seguiu a história e a construção dos personagens contada no livro, que foi lançado em 2006, com exceção do final. Além do livro e do filme, conseguimos reunir a música em torno desse tema. Produzimos um CD com 10 faixas de músicas inéditas e que constituem a trilha do filme”, adiantou o diretor Marcos Cassiano. Ele acrescentou que a realização do filme envolveu cerca de 200 pessoas, a maioria potiguar. “O DVD foi legendado em português, inglês, francês e espanhol e remetemos uma cópia para a França”, informou. “Minha Bolsa Mágica” será exibido amanhã, às 10h, no Moviecom Praia Shopping. Haverá outra sessão, às 11h.


Sinopse
A 24 quadros por segundo - em cinema, a cadência de projeção padrão, desde 1929, foi fixada em 24 qps -, o filme narra o drama de uma família abandonada pelo pai alcoólatra e que de uma hora para hora passa a sofrer problemas financeiros. Uma das filhas do casal, a personagem Beta (Moema Macena), de 10 anos, passa a viver conflitos internos até o dia em que recebe uma bolsa mágica, que muda o rumo da vida de toda a família. No desfecho, a menina aceita o retorno do pai. “Minha Bolsa Mágica” ganhou ontem (7) o Troféu Assembleia Cultural, conferido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Ficha Técnica:

“Minha Bolsa Mágica”
Direção geral: Marcos Cassiano.
Roteiro e direção de filmagem: Rui Lopes.
Direção de Fotografia: João Beltrão.