A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) participa da 8ª Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e é uma iniciativa Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O evento teve início nesta quarta-feira (7) com o objetivo de discutir as questões da assistência social no Brasil. Representam a Prefeitura do Natal, o titular da Semtas, Alcedo Borges; as diretoras dos Departamentos de Proteção Social Especial e Básica, Priscilia Dantas e Lucilla Lima.

Até sábado (10), os participantes da conferência irão propor medidas para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na perspectiva da valorização dos serviços, programas e benefícios.

A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, representando a presidenta Dilma Rousseff, destacou, ao falar na cerimônia de abertura, o decreto do governo federal, assinado hoje, que institui o Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGD-Suas). Pelo decreto, os estados, municípios e o Distrito Federal passarão a receber do governo federal um incentivo extra para a melhoria dos serviços e equipamentos de assistência social.