A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) realizou nos dias do Carnatal (1º a 4 de dezembro) a “Ação Carnatal”, que teve como objetivo proteger crianças e adolescentes nos dias da maior micareta fora de época do país. Neste ano, o tema da ação foi “Caravana da proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes: entre nesse bloco!”. “Realizamos um total de 139 abordagens sociais a crianças e adolescentes em situação de risco nos dias do evento”, destaca Priscilia Dantas, diretora do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE.

A ação retirou do evento crianças e adolescentes em situações como trabalho infantil, contato e envolvimento com drogas, situação de abuso e exploração sexual, condição de risco em decorrência da própria conduta ou por negligência dos pais, crianças desacompanhadas dos pais ou responsáveis, dentre outras situações de vulnerabilidade durante a festa.

“Foram feitos atendimentos psicossociais, de lazer, alimentação e encaminhamentos para serviços, ações, programas e projetos da rede socioassistencial de proteção. Uma equipe multiprofissional (assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais) realizou abordagens sociais, seguida de acolhimento provisório no Centro de Apoio, e posterior encaminhamento para programas socioassistenciais”, explica a diretora.

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (CERCA) foi instalado no Ginásio Poliesportivo do 7º Batalhão de Engenharia e Combate (BECMB). O Centro foi um espaço de acolhimento receptivo, divertido e aconchegante, com brinquedos, jogos, parque de diversões, alimentação de qualidade, espaço multimídia, material de higiene. “No Centro havia uma equipe de profissionais de arte, esporte, lazer e recreação”, especifica a diretora.

A Ação Carnatal contou com aproximadamente 100 profissionais de diversas áreas. Foram cinco equipes externas e internas para abordagens, atendimentos e encaminhamentos, composta por educadores sociais e profissionais de Serviço Social e Psicologia.

Foram parceiras na Ação Carnatal as outras secretarias do município, como a de Esporte e Lazer e Copa do Mundo da Fifa (Secopa), Companhia de Serviços urbanos de Natal (Urbana), Secretaria Municipal de Saúde e Guarda Municipal, além da Vara da Infância e da Juventude, o Ministério Público, os Conselhos Tutelares de todas as Regiões Administrativa da capital potiguar, Polícia Militar, entre outros.