A Campanha do Laço Branco - Homens pelo fim da Violência contra a Mulher –, promovido há três anos pela Prefeitura Municipal, realizará na próxima sexta-feira (01.12), durante a abertura do Carnatal 2011, uma blitz com ampla distribuição de material educativo. A iniciativa se prolongará até o dia 04.12, na área de concentração dos trios elétricos.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, a Semul, as atividades foram iniciadas no último dia 25 de novembro, se prolongando até próximo dia 9, com um ciclo de palestras sobre o tema Mulheres como agente articuladora da Paz, em Conselhos Comunitários e entidades sociais.

Dando continuidade à programação, no último dia 28, a prefeita Micarla de Sousa inaugurou o Centro de Referência de Atendimento Integral à Mulher, Elizabeth Nasser, na zona norte, que vai desenvolver ações de prevenção, assistência e enfrentamento à violência contra as mulheres.

A Campanha Laço Branco integra o movimento mundial 16 Dias de Ativismo para o Enfrentamento à Violência de Gênero, instituído em 130 países com a realização de ações que chamem a atenção da sociedade para quebrar o silêncio e romper o ciclo da violência, principalmente o doméstico.

A idéia é sensibilizar a sociedade para o enfrentado de todas as formas de agressão contra qualquer representante do gênero independente da idade ou extrato social.

Iniciada em 25 de novembro – Dia Internacional de Ação Não Mais a Violência Contra as Mulheres, o movimento será encerrado no próximo dia 10 de dezembro, data em qu se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Este ano, o objetivo principal do movimento é denunciar o aumento dos casos de violência contra a mulher associado à arma de fogo pequena. A Rede Iansa indica que o risco de morte de mulheres é três vezes maior quando existe uma arma de fogo em casa.

Também estão em discussão temas transversais, como por exemplo a violência sexual cometida por agentes do Estado e após conflitos e a violência contra mulheres nos períodos eleitorais.