Com a palestra “Literatura de Viagens”, o escritor angolano Manuel Rui, ex-Reitor da Universidade de Luanda e Ministro do Governo de Angola, será o palestrante desta sexta-feira (25), dia que se encerra a programação II do Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa (EELP) na sede da Academia Norte-rio-grandense de Letras.
Na tarde de hoje a palestra iniciará às 15 horas e enfocará uma reflexão sobre crônicas e descrições de viagens de ontem e de hoje, feitas por meio dos livros. O professor do Departamento de Letras da UFRN Márcio de Lima Dantas atuará como mediador.

Intervirão os escritores Ana Maria Cascudo Barreto, Viagens literárias de Câmara Cascudo (Academia Norte-rio-grandense de Letras); Carlos Francisco Moura (escritor de Macau); Diógenes da Cunha Lima, Natal: Biografia de Uma Cidade (presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras); Domingos Landim de Barros, O Contributo do Fenómeno Viagem para a Literatura de um Povo Ilhéu (escritor caboverdiano, Praia) e E. S. Tagino (António José da Costa Neves), Almada: Um Itinerário Literário, Pessoal e Transmissível (escritor português).

Afora estes intelectuais, também participarão Jin Guo Ping (historiador e tradutor chinês), Rui Lourido (historiador português) e Wu Zhiliang (historiador, Macau), A Viagem – Paradigma do Encontro: Percepções Portuguesas e Chinesas sobre Macau/China e o Brasil (Macau, China); Luíza Maria Nobrega, Os Lusíadas (escritora brasileira); Márcio de Lima Dantas, Nízia Floresta e a Literatura de Viagens (escritor potiguar), Mário Ivo Cavalcante, A viagem Literária no Rio Grande do Norte (jornalista potiguar); Mário Máximo, As Viagens Essenciais ou o Itinerário Interior de Toda a Viagem (escritor português, Odivelas) e Pedro Rosa Mendes, Viajar e Escrever pelas Lusofonias “malaias” (escritor português).

O encerramento do II EELP acontecerá às 18h e contará com a presença da prefeita Micarla de Sousa. Ainda haverá a apresentação de um Bailado Popular. Durante três dias, o Encontro de Escritores congregou intelectuais e representantes de nove países. A iniciativa é da União das Cidades Capitais Luso-Afro (UCCLA), contou com o apoio da Prefeitura de Natal, por intermédio da Fundação Cultural Capitania das Artes.