A programação do II Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP) teve prosseguimento hoje (24), na Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL), com o painel geral “O Estado e a Evolução da Língua Portuguesa”. O catedrático da Universidade de Coimbra, conferencista Carlos Reis, tratou do tema “Para uma Política de Língua: Estratégias de Afirmação”. Na sua palestra, Carlos Reis aludiu à situação da língua portuguesa como idioma oficial de oito países e salientou que o idioma está em expansão na África Austral e no Estado de Macau, na China. “O processo de internacionalização da língua portuguesa passa pela literatura, cultura e ciência. É preciso mais consciência dessa situação”, disse.

Em seguida à palestra de Carlos Reis, houve a comunicação do escritor angolano Armindo Jaime Gomes, com o tema “Angolização Formal da Língua Portuguesa”, o qual enfocou a importância da língua para os angolanos e as etapas sócio-históricas pelas quais o idioma português passou em Angola. “Questão Lusofonia” foi o tema abordado pelo escritor cabo-verdiano, Daniel Euricles Spínola, que trouxe a lume a literatura caboverdiana, com foco na lusofonia. Além disso, traçou paralelo entre escritores de Cabo Verde e do Brasil. “No dia-a-dia em Cabo Verde não se fala o português (língua oficial) e, sim, o crioulo (língua nacional)”, sublinhou o escritor.
O escritor e embaixador de Cabo Verde em Brasília, Daniel Pereira, discorreu sobre o tema “A Unificação Ortográfica e a Consolidação da Democracia nos PALOP”. Ele afirmou que a disseminação da língua portuguesa é necessária, pois vai permitir o aumento da massa crítica e o aprofundamento da democracia, em um país onde apenas 1% da população fala o português.

Logo após a palestra de DanielPereira, houve comunicação dos escritores Domingos de Sousa, A Representação da Língua Portuguesa na Luta pela Independência e sua Perspectiva para o Futuro de Timor Leste (escritor e embaixador do Timor Leste, em Brasília); José Carlos Vasconcelos, Língua Portuguesa - Um Combate Necessário (escritor português e diretor do Jornal de Letras e da Revista Visão); Maria de Fátima Mendonça, Língua(s) e Campos Artísticos em Moçambique (escritora moçambicana); Maria Honasete Alves de Lima, A Especificidade Histórica das Três Reformas Ortográficas (escritora brasileira) e de Tony Tcheka (António Lopes), Os caminhos e Contributos Guineenses (escritor guineense). A mediação do debate ficou a cargo do jornalista e professor da Universidade Potiguar (UnP), Laurence Bittencourt Leite. Encerrando o segundo dia do II EELP, o grupo musical As Carolinas apresentaram seu show.

O escritor angolano Manuel Rui, que já foi Reitor da Universidade de Luanda e Ministro do Governo de Angola, será o palestrante da sexta-feira, dia 25. A palestra “Literatura de Viagens” inicia às 15 horas e enfocará uma reflexão sobre crônicas e descrições de viagens de ontem e de hoje, feitas por meio dos livros. O professor do Departamento de Letras da UFRN Márcio de Lima Dantas atuará como mediador.

Intervirão os escritores Ana Maria Cascudo Barreto, Viagens literárias de Câmara Cascudo (Academia Norte-rio-grandense de Letras); Carlos Francisco Moura (escritor de Macau); Diógenes da Cunha Lima, Natal: Biografia de Uma Cidade (presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras); Domingos Landim de Barros, O Contributo do Fenómeno Viagem para a Literatura de um Povo Ilhéu (escritor caboverdiano, Praia) e E. S. Tagino (António José da Costa Neves), Almada: Um Itinerário Literário, Pessoal e Transmissível (escritor português).

Afora estes intelectuais, também participarão Jin Guo Ping (historiador e tradutor chinês), Rui Lourido (historiador português) e Wu Zhiliang (historiador, Macau), A Viagem – Paradigma do Encontro: Percepções Portuguesas e Chinesas sobre Macau/China e o Brasil (Macau, China); Luíza Maria Nobrega, Os Lusíadas (escritora brasileira); Márcio de Lima Dantas, Nízia Floresta e a Literatura de Viagens (escritor potiguar), Mário Ivo Cavalcante, A viagem Literária no Rio Grande do Norte (jornalista potiguar); Mário Máximo, As Viagens Essenciais ou o Itinerário Interior de Toda a Viagem (escritor português, Odivelas) e Pedro Rosa Mendes, Viajar e Escrever pelas Lusofonias “malaias” (escritor português). O último dia do II EELP encerra com um Bailado Popular.

A iniciativa do II Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa em Natal é da União das Cidades Capitais Luso-Afro (UCCLA), com o apoio da Prefeitura do Natal, por intermédio da Fundação Cultural Capitania das Artes. O Encontro será encerrado sexta-feira (25).