“Um momento de muito aprendizado e diversão, onde vou apresentar aos colegas, professores e à família os trabalhos mais importantes realizados durante este ano”. Assim definiu a pequena Michele Kelly Moreira de Lima, de apenas oito anos, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, a XIII Amostra de Ciências, Cultura e Artes da Escola Municipal Emília Ramos. O evento começou nesta quinta-feira (24) e segue até o sábado (26), nos três turnos, na Rua Dantas Barreto, S/N Cidade Nova, Zona Oeste de Natal.

A coordenadora pedagógica Helena Rufino explica que a amostra deste ano possui o tema "Leitura e escrita: ver, ouvir, sentir, pensar e agir - princípios norteadores na formação de pesquisadores". “O nosso objetivo é trazer a família para dentro da escola para que possamos apresentar o resultado dos projetos”, disse.

A XIII Amostra de Ciências, Cultura e Artes da Escola Emília Ramos, além de receber os pais, alunos, professores, gestores e funcionários também está aberta para outras escolas. Os trabalhos são apresentados pelos alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante o evento, as salas estão divididas por turmas e temas abordados, como “O resgate das músicas infantis na aprendizagem da Leitura e da Escrita" e “Músicas que são verdadeiras poesias na formação do pesquisador”. De acordo com a professora do 3º Ano “B”, Maria Ângela da Silva, seus alunos vão expor a história da música, do vinil, músicas infantis, clássicas, forró, pancadão e hip hop.

Ainda tem os temas “A influência dos meios de comunicação na formação de leitores e de escritores pesquisadores”, “A provinha Brasil: norteando o fazer pedagógico e enriquecendo aprendizagem". Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovem um sarau poético literário, prestando homenagem para a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA), além de uma pesquisa que vai abordar "Um olhar sobre Cidade Nova: ontem e hoje". O sábado (26) vai ser todo dedicado às apresentações culturais.