A Coordenação da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) recebeu do Ministério da Saúde, o resultado final da pesquisa realizada em 26 capitais brasileiras, com o objetivo de conhecer as condições de saúde bucal da população brasileira em 2010, subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e manter uma base de dados eletrônicos para o componente de vigilância à saúde da Política Nacional de Saúde Bucal.

Foram analisados na pesquisa, pessoas de faixa etária de 0 a 5 anos, 12 anos 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos e algumas das condições avaliadas durante a pesquisa foram; cárie dentária, condição periodontal, traumatismo dentário, identificação de fraturas coronárias e ausência do dente devido a traumatismo, condição de oclusão dentária, entre outras.

Segundo a coordenadora municipal da saúde bucal / USF da SMS, Vera Maria Martins de Castro, a pesquisa foi bastante satisfatória. “Os dados relatados na pesquisa feita em Natal, foram bem interessantes em vários pontos da pesquisa, que avaliou crianças, adolescentes, adultos e idosos, fornecendo informações que servirão para ações e implantação de planejamento, prevenção e tratamento da saúde bucal do município”, destacou a coordenadora.

Ainda de acordo com Vera Maria Martins de Castro, a pesquisa mostrou que uma boa parte da população de acrianças de 0 a 5 anos já apresentam cáries dentárias.

“Iremos investir em ações de prevenção e tratamento para cuidar da saúde bucal das crianças assim como aumentar a capacidade de próteses facial parcial do laboratório do Morton Mariz, para adolescentes e prótese total para adultos, pois dado da pesquisa relataram que o maior número de pessoas sem dente, são os idosos, por não ter tido acesso a tratamentos e prevenção. Iremos também investir na Estratégia da Saúde da Família”, destacou .

A análise também apresentou que 33,4% das crianças nunca foram ao dentista. O Serviço Público foi, marcadamente, o mais utilizado em todas as faixas etárias com percentuais em torno de 50%, o motivo mais citado da procura foi prevenção ou tratamento em crianças e adolescentes, tratamento em adultos e extrações dentárias em idosos. Dificuldade para comer, incômodo para escovar os dentes e vergonha para sorrir foram os impactos mais prevalentes.