O II Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa foi aberto oficialmente pela prefeita Micarla de Sousa na manhã desta quarta-feira, 23, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, e contou com a presença de embaixadores, escritores, intelectuais e secretários municipais, entre outras autoridades. A programação de abertura prossegue às 15 horas, na Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL) onde o evento será realizado até sexta-feira, dia 25, com apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes.

Em seu pronunciamento, a prefeita Micarla de Sousa salientou a importância da realização do evento que servirá para discutir as questões ligadas ao idioma comum e aos laços que une os nove países envolvidos. “Desde o momento que Natal se tornou cidade irmã, temos a responsabilidade de promover a nossa língua, patrimônio de nossa terra. Não poderia de forma alguma deixar de abrir oficialmente este evento que fará Natal passar três dias respirando ar da literatura portuguesa”.

A prefeita de Natal aproveitou ainda a ocasião para dar as boas vindas a todos. “Quero saudar a cada um que saiu do seu País e veio participar desse evento tão importante que fará Natal nesses três dias respirar a literatura portuguesa. Natal será a capital mundial da cultura. Sejam todos bem vindos a Cidade do Sol, a essa terra linda que o nosso querido Câmara Cascudo a chamava de A Noiva do Sol e que Deus, quando a criou, deveria estar muito inspirado”.

O secretário geral da União das Cidades Capitais Luso-Afro (UCCLA), Miguel Anacoreta Coreta, ressaltou que o II Encontro dos Escritores servirá para reforçar a luta pelo reconhecimento do português como língua oficial no Parlamento Mundial. “Esperamos que em Natal, pelo conjunto do clima e natureza dos potiguares, possamos tomar decisões importantes nesse sentido. A nossa palavra de agradecimento a todas as cidades que apóiam esse evento”.

Também presente ao evento, o presidente da Associação Cultural e de Amizade Lisboa/Natal, Carlos Marques, falou da sua expectativa sobre o II Encontro dos Escritores. “Este será bem melhor que o anterior, não só pela qualidade da preparação que teve, além dos três conferencistas temos mais de 20 comunicações inscritas. Aqui estão presentes todos os países da Língua Portuguesa, incluindo a Região Administrativa de Macau (parte da China), que não estava no ano passado”. Entre eles, citou Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé, Guiné Bissau, Timor Leste e Macau.