O I Workshop realizado pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, que acontece no auditório da SMS desde a tarde de ontem (09), já reuniu cerca de 70 profissionais farmacêuticos bioquímicos, que estão participando da ação que tem como tema a “Atualização e Humanização em Análises Clínicas na Rede Municipal de Saúde”.

Segundo uma das coordenadoras da capacitação, a farmacêutica e bioquímica responsável pelo setor de Análise Clínica da SMS, Magda Fabiana Dantas da Costa, a oficina tem o objetivo de capacitar os profissionais da rede laboratorial para estarem aptos e atualizados sobre as práticas laboratoriais. “A oficina acontece com o objetivo de integrar os profissionais da rede de laboratório e a humanização destes profissionais, melhorando o atendimento e a qualidade ao público e à população”, destacou Magda Dantas.

Na tarde de quarta-feira, houve palestras sobre “Interpretação do Hemograma”, pelo Drª Marcos Dias Leão, e “Humanização das Análises Clínicas”, pela chefe do setor de estágio Nádia Almeida, conseguindo atrair a atenção de todos pelo assunto. Dando continuidade à capacitação, foi realiza na manhã de quinta-feira (10), palestras sobre “Política da SMS para Análises Clínicas” pela bioquímica Magda Fabiana Dantas, e “Automação em Bioquímica”, por Dulce Souza.

Para a farmacêutica que está participando da oficina desde a tarde de ontem, Waldira Delfino, a capacitação tem sido muito satisfatória. “Estou gostando muito, acho importante e necessário essa capacitação para os profissionais da rede pública e irá contribuir muito na hora que estivermos trabalhando. Comecei a ver com outros olhos coisas que passavam despercebidas”, afirmou Waldira Delfino.

Outra farmacêutica que também está participando do Workshop é a funcionaria da unidade de saúde da Cidade da Esperança, Maria Paula. “Estou achando muito bom, eu achei que foi bastante aprofundado, muito bom para nós farmacêuticos, espero que aconteçam sempre dessas oficinas”, comentou.

O evento foi encerrado na tarde de quinta-feira com a palestra sobre “A Atualização em Uroanálise por Tereza Neuma, “Automação em Hormônios” e o lançamento do atlas sobre “Sedimento urinário:”, além de dinâmicas e coffe-break.