A Secretaria Municipal de Saúde estará realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Hospital Universitário Onofre Lopes a entrega de seis leitos psiquiátricos para o projeto, que promove assistência a pacientes com transtorno psiquiátricos em hospitais clínicos, nesta sexta-feira (11).

Segundo diretora do Departamento de Atenção Especializada da SMS (DAE), Cristiana Leite, o projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde.

“Essa projeto é definido pelo Ministério da Saúde que visa implantar cada vez mais leitos em hospitais clínicos em função da Reforma Psiquiátrica. A equipe capacitou profissionais da Secretaria Estadual de Saúde composta por uma enfermeira, uma terapeuta ocupacional e um psicólogo que também atenderão os pacientes com transtorno psiquiátrico”, afirmou Cristiana Leite

Além disso, o projeto conta com uma equipe de profissionais da SMS composta por  quatro psiquiatras, um enfermeiro, um terapeuta ocupacional e um psicólogo.

A disponibilização dos leitos do HUOL é resultado de um projeto inicialmente elaborado pela psiquiatra Dra. Natália Mota, sob a orientação do professor e também psiquiatra, Dr. Arnaldo Bezerra. Atualmente o projeto coordenado pelo Dr. João Paulo Maia de Oliveira que teve  início há duas semanas.

Estarão presentes no evento, a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Domício Arruda,  a reitora da UFRN, professora Ângela Paiva Cruz; o diretor do HUOL, Professor Ricardo Lagreca , além de médicos e coordenadores de saúde mental do município e do estado.