Com o objetivo de evitar transtornos a população em períodos de chuvas, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-Estrutura (Semopi), está intensificando os serviços de recuperação da rede de drenagem da Cidade. A prioridade da semana é a Lagoa de São Conrado, em Dix-Sept Rosado, que está passando pelo processo de retirada da camada impermeabilizante que impede a captação das águas de chuvas.

O serviço, que leva em média uma semana para ser concluído, é feito anualmente para melhorar a função da lagoa de receber, infiltrar e estabilizar todo o líquido recebido. O processo seguinte é o de bombeamento das referidas águas que tem como destino final o Rio Potengi. Para a retirada do material depositado no fundo da lagoa, estão sendo utilizadas duas máquinas, sendo uma pá mecânica e uma escavadeira hidráulica – conhecida como PC, e mais quatro caçambas.

Além da recuperação da Lagoa de São Conrado, a Semopi também está realizando serviços de drenagem na Rua Amintas Barros, em Dix-Sept Rosado, zona Leste e na Rua Juliano Moreira, no Pajuçara, zona Norte. Em ambas as vias, estão sendo feitas a substituição de tampas de “poços de visita”, caixas que fazem parte do sistema com o objetivo de manter e mudar o direcionamento da rede de drenagem.

Tapa-buraco
A operação tapa-buraco em paralelepípedos, por sua vez, beneficia nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, vários trechos das ruas Marquês de Pombal, Brisa da Tarde e 07 de Setembro, todas em Candelária. A ação também contempla as ruas Sebastião Barreto, no Conjunto Pirangi (Neópolis) e Santa Rita de Cássia, no Conjunto Brasil Novo, bairro de Potengi, na zona Norte da cidade.

Segundo informações do engenheiro fiscal, André Feijó, a limpeza das lagoas é feita pela Companhia de Serviços Urbanos – Urbana. A Secretaria Adjunta de Conservação da Semopi faz a recuperação da rede de drenagem na cidade, que inclui: escavações no fundo das lagoas de infiltração para retirada de camada impermeabilizante; substituição de tampas de poços de visita, de tampas de gavetas (bocas de lobo) e de grelhas; além da recuperação dos tubos de drenagem. Também é de responsabilidade da secretaria de conservação a recuperação da pavimentação em paralelepípedos e em asfalto, bem como a recuperação das vias não pavimentadas, que é feita através de patrolamento e colocação de piçarro.