Um grupo de 90 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Darlene Brandão Martins, localizado no Alecrim, participaram na manhã desta quarta-feira (11), de um dia de aula diferenciado. Às vésperas do dia das crianças, que será comemorado nesta quinta-feira (12), as crianças, junto com professores e diretores do CMEI, fizeram sua primeira viagem de trem de Natal até o município de Parnamirim. O percurso de 44 quilômetros, faz parte do projeto “Trem da Criança”, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do RN.

De acordo com a diretora, Shirlaine Freitas, do CMEI Darilene Brandão Martins, as crianças não chegaram a descer do trem. “Todas as atividades foram desenvolvidas dentro do último vagão do trem, que foi reservado especialmente para nós”, informou.

A diretora do CMEI acrescentou que foi um momento especial para seus alunos, que tiveram a oportunidade de vivenciar um dia diferente, conhecendo um meio de transporte, no caso o trem e também apreciar a paisagem no decorrer do percurso, como o rio Potengi, visto no momento da travessia sobre a ponte de Igapó.

Projeto
O Projeto Trem da Criança, de acordo com Raphael de Albuquerque, coordenador de Comunicação e Marketing da CBTU no RN, já é realizado há aproximadamente 10 anos. “Este ano integramos um diferencial ao passeio que foi a inclusão de atrações diversas oferecidas aos baixinhos, como teatro de bonecos, jogos educativos e apresentações com palhaços, distribuição de pipoca, pirulito, algodão doce, picolés, água mineral”.

Além de comemorar o Dia da Criança, o projeto Trem da Criança visa estabelecer à boa relação dos usuários do futuro, no caso as crianças do CMEI Darilene Brandão Martins, com o sistema de trens urbanos da cidade. “A CBTU-NATAL pretende mostrar aos jovens o quão importante é a ferrovia na vida das pessoas, só que de forma descontraída”, concluiu o coordenador de Comunicação e Marketing da CBTU.