A Caravana da Saúde Escolar chega logo mais, às 14h, à Escola Municipal Adelina Fernandes, no conjunto Soledade II, 23º instituição visitada na sua segunda etapa de atendimentos em Natal. No retorno às escolas, iniciado em março deste ano, o projeto já realizou mais de 5,9 mil consultas e exames de saúde vocal, visual e auditiva com profissionais e alunos da rede municipal de ensino da cidade.

Os atendimentos da semana começam a ser realizados na tarde de hoje (11), com os professores e equipe de apoio, paralisarão durante o feriado da quarta-feira, sendo retomados na quinta, e seguindo até a tarde da próxima sexta (14), desta vez com os alunos da escola.

O projeto
A cada semana, uma escola diferente recebe a visita de uma equipe médica, munida de todos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos dentro da instituição. Aos professores são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas e exames de laringoscopia e espectrografia vocal. Aos alunos, consulta com oftalmologista, fonoaudiólogas e otorrino, exames de audiometria, otoscopia, tonometria e teste de acuidade visual.

Além de exames e consultas, durante as visitas, a Caravana da Saúde Escolar conta ainda com o trabalho de contrapartida do Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), que disponibiliza, quando necessário, exames complementares e cirurgias a todos os profissionais e alunos atendidos.

Desenvolvido pelas secretarias municipais de saúde e educação de Natal, em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti, e com quase dois anos de atuação na cidade, seu principal objetivo é resgatar a diminuição da repetência e evasão escolar, através do diagnóstico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais, trabalhando na melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.