A cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal subiu 0,73% em setembro, em relação ao mês de agosto, segundo pesquisa realizada e divulgada pelo Procon Natal. Na última semana de setembro, porém, a variação foi negativa (-2,09%) em comparação à semana anterior. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que custava R$ 368,52 no final de agosto, passou para R$ 371,21 no final de setembro.

Nos mercadinhos o custo da cesta básica é cerca de quatro reais mais barata (R$ 367,17) do que aquele constatado nas grandes redes (R$ 371,21), correspondendo a uma variação negativa de 0,92% em relação ao mês de agosto.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital – nos mercadinhos a periodicidade é mensal. Dos quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza incluídos na pesquisa, vinte e três (23) subiram em setembro, dezesseis (16) sofreram redução e um – fubá pré-cozido – permaneceu estável.

SUPERMERCADOS E HIPERMERCADOS

A variação positiva do mês de setembro deveu-se, principalmente, ao aumento médio de 1,38% observado nos produtos industrializados e semi-elaborados, e de 0,75% nos produtos de higiene e limpeza. Já os legumes, frutas e verduras registraram redução média de 6,30%.

Os maiores aumentos de setembro foram verificados no jerimum leite (subiu 16,4%), ovos brancos grandes (+12,5%), sal refinado (+9,3%), repolho branco (+9,3%), carne bovina de 1ª (+7,3%), sabonete comum (+6,3%) e chuchu (+5,9%).

Por outro lado, dentre os produtos que apresentaram redução em setembro, destaque para a batata comum (caiu 17,3%), batata doce (-14,0%), macaxeira (-13,1%), tomate (-11,8%), feijão carioquinha tipo 1 (-7,3%), cebola pera (-6,8%) e carne de sol de 1ª (-3,6%).

MERCADINHOS

Comparando os preços dos mercadinhos com os das grandes redes, o Procon Natal constata que a cesta básica dos grandes redes custa, em média, 1,1% mais caro do que nos mercadinhos. Os produtos industrializados e semi-elaborados (0,58%) e os hortifrútis custam mais caro nos supermercados/hipermercados (16,7%), enquanto os produtos de higiene e limpeza são mais caros nos mercadinhos (8,2%).

Em alguns produtos o Procon Natal constatou diferenças significativas entre os grandes supermercados/hipermercados e os mercadinhos, como é o caso do tomate que custava R$ 1,79/kg nas grandes redes e R$ 1,10 nos mercadinhos (diferença de 63%). A carne bovina de 1ª estava custando cerca de 20% mais cara nos supermercados/hipermercados (R$ 20,80/kg) do que nos mercadinhos (R$ 17,29).

Foram pesquisados doze (12) mercadinhos localizados em diversos bairros de Natal (Cidade Satélite, Planalto, Pajuçara, Panatis, Pirangi, Neópolis, Nova Descoberta, Capim Macio, Centro, Rocas, Alecrim e Dix-Sept Rosado).

CESTA BÁSICA REGISTRA QUEDA DE 0,73% EM 2011

Considerando os nove primeiros meses de 2011, a cesta básica pesquisada pelo Procon Natal nos supermercados e hipermercados acumula variação negativa de 0,73% no período, apesar da alta registrada em setembro. Os responsáveis pelo índice negativo de 2011 foram os produtos industrializados e semi-elaborados (queda de 0,87% em 2011) e os hortifrútis (-6,90%), já que os produtos de higiene e limpeza subiram 11,2%.

Os maiores aumentos de 2011 foram observados no sabonete comum (está 18,3% mais caro), chuchu (+18,2%), alface (+17,9%), pão francês (+15,5%), repolho branco (+11,9%) e ovos brancos grandes (+8,0%).

Por outro lado, dentre os produtos que sofreram redução em 2011, destaque para a batata comum (-44,4%), batata doce (-28,1%), banana pacovã (-23,3%), laranja pera (-23,3%), cebola pera (-16,3%) e feijão carioquinha tipo 1 (-15,1%). Além desses, registre-se, também, a queda de 12,2% no frango congelado, de 9,0% na carne bovina de 2ª e de 8,3% na carne bovina de 1ª.

Nos mercadinhos a cesta básica registra aumento acumulado de 1,62% de janeiro a setembro deste ano.

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do Procon Natal, a cesta básica mais barata, na última semana de SETEMBRO, entre os supermercados e hipermercados, era a do supermercado Servebem – Cidade da Esperança (R$ 335,03). Entre os mercadinhos a cesta básica mais barata era a do Bom Dia Supermercados – Alecrim (R$ 340,63).

Comparando o custo médio da cesta básica nos três tipos de estabelecimentos, o Procon Natal conclui que a mais barata é a dos supermercados (R$ 358,38), seguido pelos mercadinhos (R$ 367,17) e pelos hipermercados (R$ 384,05).
Veja abaixo o gráfico do custo médio da cesta por tipo de estabelecimento e o custo médio da cesta básica nas doze lojas pesquisadas pelo Procon Natal.

Confira gráficos