A secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Nogueira, participou na manhã desta quarta-feira (8) da reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Na ocasião, a titular da SMS prestou esclarecimentos aos deputados estaduais sobre os serviços prestados pela Prefeitura do Natal no atendimento aos pacientes com dengue e também sobre as ações de combate e prevenção ao mosquito vetor da doença. Também participaram da reunião o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, e a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo.

Sobre a rede de atendimento aos pacientes, Maria do Perpétuo, enfatizou que desde o dia 11 de maio a prefeitura contratou uma cooperativa médica para continuar prestando os serviços no Centro de Hidratação de Cidade da Esperança, inclusive com o deslocamento dos pacientes de suas casas até o centro por meio de veículos disponibilizados pela SMS, que também instalou salas de hidratação no Hospital dos Pescadores, Pronto-atendimento de Mãe Luíza e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara, como forma de ampliar o atendimento.

Outro serviço que continua funcionando diariamente é o 0800 281 4031 para receber as denúncias da população sobre imóveis fechados com focos do mosquito aedes aegypti. Além disso, a SMS contratou 150 agentes de endemias temporários que somados aos agentes do quadro municipal totalizam 400 funcionários em campo para eliminar os focos de dengue. A Secretária ainda ressaltou que com este quadro de agentes, Natal terá condições de completar os seis ciclos de visitas aos imóveis da capital.

Outro ponto de questionamento por parte dos deputados foi sobre o uso de medicamentos homeopáticos para tratar os pacientes com dengue. Na ocasião a secretária lembrou que a Lei Municipal sancionada há sete dias pela Prefeitura apenas autoriza a realização de estudos sobre o uso da homeopatia contra a dengue.

“Não estamos utilizando medicamentos homeopáticos para tratar pacientes com dengue, apenas iremos realizar estudos sobre o assunto. Além disso, apenas o Ministério da Saúde por meio de uma norma técnica poderá liberar o uso de medicamentos homeopáticos para este fim”, esclareceu Maria do Perpétuo.

Ainda na reunião da comissão de Saúde, Maria do Perpétuo Nogueira ressaltou que as ações da Prefeitura do Natal já conseguiram reduzir em 20% as notificações de dengue, fazendo a capital sair da curva de alto para médio risco da doença. Além disso, a SMS já está preparando o plano de enfrentamento da dengue para 2012 com a capacitação continuada dos agentes.

As ações da Prefeitura do Natal inclusive renderam elogios dos representantes da Secretaria Estadual de Saúde. “Natal tem feito um importante trabalho intersetorial com outras secretarias como Educação, Assistência Social e Obras Públicas para aumentar a vigilância contra a dengue além das ações da pasta da saúde. Tanto é que os resultados dessas ações já estão surgindo”, avaliou Juliana Araújo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica.

Comissão de Saúde
Os deputados que compõem a Comissão de Saúde são os titulares Antônio Jácome (Presidente), Fábio Dantas (Vice-presidente) e Vivaldo Costa. Os Suplentes são: Gesane Marinho, Getúlio Rêgo e Márcia Maia.