A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Natal, promove a partir desta terça-feira (07) o conjunto de pré-conferências distritais que servem como etapas preparatórias para a realização da VI Conferência Municipal de Saúde de Natal, realizada no período de 5 a 7 de julho e que terá como tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.

A secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo do Socorro Lima Nogueira, destaca que, durante as pré-conferências, serão discutidas as ações desenvolvidas, como também elaboradas propostas para melhoria dos processos de trabalhos e da qualidade da assistência oferecida aos pacientes pelo Sistema Único de Saúde.

Amanhã (07), das 8 às 18h, será realizada a pré–conferência do Distrito Sanitário Oeste, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), que fica na rua Coronel Estevam, 3705 , no bairro de Nazaré.

Das 9h às11h, acontecerá a mesa redonda “O acesso e Acolhimento com Qualidade – um Desafio para o SUS”, que debaterá questões como a Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; a participação da Comunidade e Controle Social; e Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação x Privado; e Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Maria Dalva Horácio da Costa será a expositora, tendo como debatedoras a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal - Sinsenat, Soraya Godeiro Massud e a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde - Sindesaúde/RN, Sônia Godeiro.

A pré–conferência do Distrito Sanitário Leste será no próximo dia 9, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN; a do Distrito Sanitário Sul, no dia 14, no prédio da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA. A pré-conferência dos Distritos Sanitários Norte I e II será no dia 16, no Centro Cultural de Natal/ RN.