A Visa Itinerante promoveu nesta quarta-feira (01) mais um mutirão de ações de saúde em Natal. O projeto que está em sua 22° edição, sendo a segunda realização neste ano, percorreu os bairros de Neópolis, Ponta Negra e conjunto Pirangi na zona sul da capital, para a intensificação de inspeções sanitárias e trabalhos educativos, e também a divulgação dos serviços oferecidos pela Vigilância Sanitária (Covisa -Natal) à população.

“As inspeções, tanto de denúncias, como as de rotina, são um trabalho realizado diariamente pelo departamento. Mas, durante a Visa Itinerante, concentramos toda a equipe de 70 profissionais em pontos específicos, tanto para reforçar o trabalho nestes bairros, como para chamar a atenção da população sobre os cuidados necessários para a defesa da saúde individual e coletiva”, destacou o chefe do Núcleo de Comunicação e Educação da Covisa, Carlos Magno de Oliveira.

O evento iniciou bem cedo, às 8h30, com uma caminhada pela Av. Eng° Roberto Freire e o desfile de alunos da Escola Municipal Ferreira Itajubá e da Escola Municipal Antonio Severiano, duas das instituições onde a Covisa desenvolve o projeto Vigilante Mirim, que promove atividades educativas para o combate à dengue com crianças e adolescentes. Logo após, os estudantes assistiram a palestras sobre segurança alimentar, prevenção e controle da dengue, e eliminação, armazenamento e reaproveitamento de resíduos sólidos, no auditório da Fatern.

Na mobilização, a equipe de nutricionistas, farmacêuticos, técnicos em saneamento, dentistas e enfermeiros da Covisa visitaram estabelecimentos comerciais e residências dos dois bairros contemplados, para a orientação e fiscalização das normas sanitárias nas áreas de alimentação, meio ambiente, saúde do trabalhador, medicamentos e serviços de saúde.

“Fazemos as notificações, quando necessário, mas a Vigilância trabalha muito mais num sentido de orientação, esclarecendo os proprietários como disponibilizar um trabalho melhor, prezando pela qualidade de vida da população”, explica Carlos Magno de Oliveira.

Durante o evento, técnicos que trabalham no Disque Denúncia da Covisa também fizeram abordagens à população, explicando o funcionamento do serviço, que atende através do número 0800 281 4031.

A estudante de enfermagem Kamila Karla de Lima, conta que apesar de saber da existência do trabalho desenvolvido pela Covisa, não sabia exatamente quando e como denunciar irregularidades sanitárias e destaca a importância desta divulgação, para a conscientização da população sobre sua participação cidadã no processo de prevenção e promoção à saúde coletiva.

“Acredito que muita gente sabe o que a Covisa faz, mas, às vezes, não sabe como agir. E quanto mais consciência a população tiver, maior cuidado os proprietários terão em oferecer um produto adequado”, colocou.

A Visa Itinerante é desenvolvida quatro vezes ao ano, cada edição num distrito sanitário diferente da cidade. As próximas ações serão nas zonas Leste e Oeste de Natal.