A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, reuniu-se nesta quarta-feira, em Brasília, com o secretário nacional de Esporte Educacional, Wadson Ribeiro, do Ministério dos Esportes, tratando do Projeto Segundo Tempo, que tem o objetivo democratizar o acesso à prática do esporte para crianças, jovens e adolescentes. Micarla, que foi ao Ministério acompanhada do secretário da Juventude do Esporte e do lazer e da Copa 2014 (Sejel), Rodrigo Cintra, solicitou ao Ministério a inclusão de 10 mil estudantes natalenses no programa federal.

“Solicitei que o projeto fosse implantado em nossa cidade para beneficiar estes 10 mil estudantes das escolas públicas municipais. Acredito que o Ministério dos Esportes deve atender à nossa demanda. Em alguns dias, ficaram de nos responder sobre a viabilidade de atender nosso pleito”, informou a prefeita Micarla de Sousa. Durante o encontro, a chefe do executivo municipal natalense pediu ainda o apoio para a implantação de quadras de esportes nos estabelecimentos de ensino da Prefeitura do Natal.

O secretário Wadson Nathaniel informou que analisará a possibilidade da implantação do projeto em Natal, junto com sua equipe técnica. O Ministério dos Esportes tem pretensão de expandir o Segundo Tempo, com ênfase na região Nordeste e nas capitais que serão cidades sede da Copa de 2014. “Esperamos que o Governo Federal seja mais uma vez sensível e contribua com a cidade do Natal incluindo estas vagas para nossos estudantes. Vamos continuar batendo à porta do Ministério dos Esportes, onde sempre somos bem recebidos, em busca de apoio a projetos esportivos e que tenham sintonia com a Copa”, destacou Micarla.

Projeto Segundo Tempo

O projeto Segundo Tempo é voltado para estimular a prática esportiva entre crianças, jovens e adolescentes, prioritariamente que estejam em áreas de vulnerabilidade e em situação de riscos sociais e desta forma contribuir para a melhoria da qualidade de vida deste público alvo, em casos de uso de drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil, ainda tão comuns entre os mais jovens no dia-a-dia da sociedade brasileira. Além do seu objetivo social, o programa visa ainda a disseminação do esporte no país e ao mesmo tempo em que possibilita o acesso à cidadania, também influencia na formação de jovens talentos nas mais diversas modalidades esportivas. Promove ainda a melhoria da qualidade educacional do ensino através de atividades esportivas, junto com o consequente desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras dos envolvidos.