A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) realizou no último final de semana a remoção, em caráter preventivo, de uma família que morava na Rua Altamira, bairro de Petrópolis. Três casas foram interditadas pela Defesa Civil há 15 dias, por apresentarem falhas estruturais e localizadas em área de risco, mas apenas uma família aceitou a remoção.

O Plantão Social da Semtas foi mobilizado para realizar a remoção das famílias para resguardar suas vidas. De acordo com a coordenadora do Plantão Social, Juliana Medeiros, os cidadãos removidos estão sendo encaminhados para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CREPOP) e para a casa de residência inclusiva. “Além da remoção, a Prefeitura, através da Semtas, também está disponibilizando uma cesta básica para as famílias, kits limpeza e higiene, e colchões para acomodação dos familiares”, declara a coordenadora.

Após o alojamento das famílias, a orientação é que assinem um termo de procura de imóvel para aluguel, e a Semtas viabilizará um auxilio moradia. A família da senhora Andreza Cristina de Souza foi uma das acolhidas pela Semtas e está no CREPOP. “Estou me sentido mais segura com a mudança. Eu não queria deixar minha casa, mas eu tenho três filhos e minha casa está em risco de cair. Graças a Deus que fizeram minha mudança, agora me sinto bem melhor”, afirmou a beneficiada.

“Estamos trabalhando no local há 2 semanas, esperamos que todas as famílias saiam para sua segurança, mas infelizmente estamos encontrando resistência. Já fomos negociar a remoção com as famílias diversas vezes, mas não obtivemos êxito. Eles não compreendem o risco que o local oferece e não querem sair da casa. Querem apenas que construam um muro de proteção, o que não é suficiente”, afirma a coordenadora do Plantão Social, Juliana Medeiros.

Ainda de acordo com a coordenadora, caso as famílias continuem resistindo, será encaminhado à justiça o pedido de liminar para efetuar a remoção das famílias que não quiserem deixar suas casas”, salientou a coordenadora do Plantão.

Na última semana, sexta-feira e sábado, o secretário da Semtas, Alcedo Borges, a secretária adjunta da assistência social, Verônica Dantas, a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Priscilia Dantas, a coordenador do Plantão Social, Juliana Medeiros, e Luiz Antônio, do Gabine Civil, foram à Rua Altamira conversar com os famílias para sensibilizá-las, mas das três casas, apenas uma família aceitou a acolhida e apoio.